Início » Internacional » Ucrânia se prepara para a 1ª eleição parlamentar
Eleições na Ucrânia

Ucrânia se prepara para a 1ª eleição parlamentar

Listas de candidatos trazem nomes e rostos de pessoas já conhecidas por sua atuação em defesa da independência

Ucrânia se prepara para a 1ª eleição parlamentar
A campanha eleitoral é marcada por um patriotismo acentuado e uma evidente tensão (Reprodução/EFE)

Chefes de milícias, comandantes de batalhões e líderes da resistência contra os separatistas pró-Rússia trocaram suas vestes de guerra por ternos e invadiram as ruas de Kiev e Odessa para angariar votos para primeira eleição parlamentar na Ucrânia.

Na busca por mudar a lógica do país, com uma nova geração de líderes, os ucranianos poderão finalmente eleger seus parlamentares, seis meses após a derrubada do governo de Viktor YanuKovich.

Sob o viés do cessar fogo entre as forças ucranianas e rebeldes pró-Rússia, a campanha eleitoral é marcada por um patriotismo acentuado e uma evidente tensão. “Quem estava no poder mentiu muito”, afirmou Vitali Klitschko, o novo prefeito de Kiev e uma das lideranças dos protestos de fevereiro.

“Não acreditamos mais nos políticos antigos, por isso, pedimos novas eleições. O parlamento não representa o povo, mas sim os oligarcas amigos de YanuKovich. Eles continuam financiando os separatistas e querem desestabilizar o país”, acrescentou Klitschko.

As listas trazem nomes e rostos de pessoas sem vida política. Entretanto, são figuras já conhecidas por pela atuação em defesa da independência. Na relação de candidatos a deputado pelo Partido Radical, por exemplo, figura o comandante do Batalhão Aidar, Serhiy Melnychuk, um dos chefes da milícia em Luhansk.

A piloto de caças Nadiya Savchenko, porém, é um dos grandes destaque. Mesmo capturada pelas forças russas, ela lidera a lista do Batkivshchyna, partido da ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, que deve de ceder seu posto a militar.

Fontes:
O Estado de S. Paulo-Ucrânia inicia campanha para a 1ª eleição parlamentar

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *