Início » Internacional » UE aceita adiar Brexit até o fim de janeiro
EUROPA

UE aceita adiar Brexit até o fim de janeiro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, terá mais tempo para garantir a aprovação do Parlamento para o novo acordo do Brexit

UE aceita adiar Brexit até o fim de janeiro
Após a nova decisão, a saída deve ocorrer até o dia 31 de janeiro (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A União Europeia aceitou, pela terceira vez, estender o prazo do Brexit – processo de saída do Reino Unido do bloco econômico. Após a nova decisão, a saída deve ocorrer até o dia 31 de janeiro.

Antes, o Brexit estava previsto para o dia 31 de outubro, em uma extensão conquistada pela ex-primeira-ministra Theresa May. Agora, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, terá mais tempo para garantir a aprovação do Parlamento para o novo acordo do Brexit, firmado no último dia 17 de outubro.

O anúncio da extensão foi feito pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pelas redes sociais. A nova decisão abre caminho para que os partidos da oposição do governo de Johnson apoiem novas eleições gerais. Isso porque pelo menos dois partidos já tinham demonstrado apoio a novas eleições se o Brexit fosse adiado novamente.

A União Europeia, por outro lado, já deixou claro que não vai renegociar o acordo. Portanto, para que o Brexit com acordo ocorra, Johnson precisa garantir o apoio do Parlamento ao pacto firmado. Caso isso não aconteça, o Reino Unido pode ser obrigado a deixar o bloco econômico sem nenhuma garantia para o comércio.

Fontes:
The Guardian-EU agrees Brexit extension to 31 January

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *