Início » Internacional » UE cogita uso de limitadores de velocidade em carros
INTERNACIONAL

UE cogita uso de limitadores de velocidade em carros

Segundo as novas regras de segurança, todos os veículos deverão ter assistência inteligente de velocidade a partir de 2022

UE cogita uso de limitadores de velocidade em carros
A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis mostrou-se cautelosa diante da proposta da UE (Foto: Pixabay)

De acordo com as novas regras de segurança aprovadas pela União Europeia (UE), a partir de 2022 todos os veículos novos deverão ter sistemas de assistência inteligente de velocidade como equipamento padrão.

As regras da UE não exigem tecnologia específica para os sistemas, que podem ser temporariamente desativados pelos motoristas. O assistente de velocidade utiliza dados do GPS e da tecnologia de reconhecimento de placas de trânsito para manter o carro dentro dos limites de velocidade.

A Comissária europeia de Mercado Interno, Indústria e Empreendedorismo, Elżbieta Bieńkowska, disse que, segundo estatísticas, 25 mil pessoas morrem por ano nas estradas da Europa, a maioria em acidentes causados ​​por erro humano.

“O assistente inteligente de velocidade terá o mesmo impacto do uso obrigatório dos cintos de segurança, que evitou muitos acidentes fatais”, observou.

A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis mostrou-se cautelosa diante da proposta da UE. “Existem muitos problemas de infraestrutura que precisam ser revistos antes da introdução dessa tecnologia”, disse um porta-voz da associação.

“As placas de trânsito que indicam o limite de velocidade não são padronizadas na Europa. Os mapas digitais não têm informações sobre limite de velocidade em muitas estradas e nem sempre os dados estão atualizados. Por isso, recomendamos que os sistemas de assistência inteligente de velocidade sejam introduzidos aos poucos, para que tenhamos tempo de solucionar esses problemas.

Alguns fabricantes de automóveis já estão equipando seus novos veículos com limitadores automáticos de velocidade. Segundo o CEO da Volvo, Håkan Samuelsson, os engenheiros da empresa desenvolveram um equipamento que impede que os carros ultrapassem 180 quilômetros por hora nas estradas.

“Está em estudo um equipamento que impõe limites rígidos de velocidade em ruas próximas a escolas e hospitais. A Volvo preocupa-se com a segurança nas estradas e em áreas urbanas”, observou Samuelsson.

As regras de segurança da UE serão submetidas à aprovação dos países membros e do Parlamento Europeu.

Fontes:
CNN-Europe will require carmakers to install speed limiters from 2022

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *