Início » Economia » UE e Mercosul podem estar perto de fechar acordo
LIVRE-COMÉRCIO

UE e Mercosul podem estar perto de fechar acordo

Negociação para um acordo de livre-comércio entre os blocos começou há quase 20 anos, mas ganhou impulso em 2016, após a eleição de Donald Trump nos EUA

UE e Mercosul podem estar perto de fechar acordo
Nesta segunda-feira, 4, ocorre uma nova rodada de negociações entre os blocos (Foto: Facebook)

O acordo de livre-comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul pode estar perto de ser fechado, após quase 20 anos de negociações. A informação foi dada à agência de notícias AFP por uma fonte europeia. Nesta segunda-feira, 4, tem início uma nova rodada de negociações entre os blocos.

Apesar do otimismo, a fonte ressaltou que “ainda resta trabalho em temas prioritários para os europeus, como os automóveis, os serviços marítimos, os laticínios e as indicações geográficas”.

As negociações da UE e do Mercosul para a criação de uma aliança comercial iniciaram em 1999. Porém, segundo informações da Reuters, após anos de conversas seguidas de momentos de estagnação, a negociação entre os blocos ganhou novo impulso em 2016, com a eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA.

Em 2017, os dois blocos comerciais estiveram perto de fechar um acordo, mas as conversas estagnaram por falta de consenso em relação ao setor automobilístico, um ponto nevrálgico para a Europa e para o Brasil.

Em abril deste ano, uma nova rodada de negociações encerrou sem progressos e com muita troca de acusações. Na ocasião, além do automobilístico, faltou consenso em relação ao setor agrícola, como o de carnes da América do Sul e o de laticínios da Europa.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *