Início » Internacional » UE pode seguir o destino do Império Romano?
CRISE DOS REFUGIADOS

UE pode seguir o destino do Império Romano?

Onda de refugiados vai derrubar a União Europeia, como fez com o Império Romano, diz Mark Rutte, primeiro-ministro holandês

UE pode seguir o destino do Império Romano?
Premier holandês diz que incapacidade de selar suas fronteiras derrubou o Império Romano (Foto: Wikipédia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A União Europeia corre o risco de sofrer o mesmo destino que o Império Romano se não recuperar o controle de suas fronteiras e parar o “fluxo maciço” de refugiados do Oriente Médio e da Ásia Central, alertou o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte.

Rutte, cujo governo assume a presidência rotativa da UE em janeiro, disse que os países do sul da UE ainda não implementaram as políticas acordadas para conter o fluxo de imigrantes que chegam por via marítima. O número de refugiados que chegaram à Europa pelo mar já ultrapassou 850 mil este ano, segundo a Organização Internacional para Migrações.

“Como sabemos do Império Romano, grandes impérios vão abaixo quando suas fronteiras não estão bem protegidas”, disse Rutte em uma entrevista para um grupo de jornalistas internacionais. “Então, é realmente imperativo que isso seja resolvido”.

Seus comentários ecoaram o alerta de Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, de que o fim do sistema europeu de fronteiras abertas entre 26 países, conhecido como Schengen, colocaria toda a União Europeia em perigo.

“Temos de preservar o espírito por trás de Schengen”, disse Juncker ao Parlamento Europeu na quarta-feira, 25. “O sistema de Schengen está, em parte, suspenso. Mas . . . uma moeda única não existe sem o Schengen. Ele é um dos pilares da construção europeia.”

Fontes:
Financial Times - Refugee influx threatens fall of EU, warns Dutch Premier

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Roberto1776 disse:

    Pelo amor de Deus, como esta turma é lenta de raciocínio. Isto já era sabido há muitíssimo tempo.

  2. ANTUNES BRANCO disse:

    CONCORDO 100% COM MEU AMIGO ROBERTO1776

  3. Ludwig Von Drake disse:

    Tenho uma ideia, os europeus terminem o que começaram no século XV: venham para a América e deixem aquilo lá para os os bárbaros, já que eles gostam tanto. A população toda da Europa ocidental cabe no Canadá.

  4. analucia disse:

    Os países signatários dos Direitos humano com capacidade territorial e administrativa capazes, deveriam se unir e recepcionar esses imigrantes.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *