Início » Economia » UE prolonga sanções contra Rússia
pressão

UE prolonga sanções contra Rússia

Prorrogadas por seis meses, sanções afetam setores energético, financeiro e de defesa de Moscou

UE prolonga sanções contra Rússia
Presidente da Rússia, Vladimir Putin (Fonte: Reprodução/Kremlin)

Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia prolongaram até o fim de janeiro de 2016 as sanções econômicas contra a Rússia “introduzidas em resposta ao papel desestabilizador da Rússia no leste da Ucrânia”.

O objetivo da UE é manter a pressão sobre Moscou para tentar ajudar a resolver o conflito.

Na última semana, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a reação da Rússia à decisão da UE teria como base o “princípio da reciprocidade”. O governo russo sugeriu, desta forma, que pode renovar suas próprias sanções contra a UE, incluindo um veto à importação de alimentos.

As sanções contra a Rússia expiravam no fim de julho deste ano. Elas afetam os setores energético, financeiro e de defesa de Moscou. Trata-se da resposta mais dura da UE pelo apoio que, segundo o bloco europeu, Moscou oferece aos separatistas no leste da Ucrânia.

Fontes:
Portal Exame - UE mantém pressão sobre Rússia com extensão de sanções

1 Opinião

  1. Regina Caldas disse:

    Francamente, quem deu início a esta crise? A propria UE quando abriu espaço para que a Ucrânia entrasse para o bloco. E depois não aguenta o tranco, envolve USA, sanções e o que mais puder. Será que a UE já resolveu seu problema de abastecimento de gás, o gás que compra da Russia? Já houve época, às vésperas do inverno, que a Russia ameaçou não continuar a venda de gás para a UE. ….

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *