Início » Economia » UE quer que Reino Unido inicie saída do bloco na terça
PARLAMENTO EUROPEU

UE quer que Reino Unido inicie saída do bloco na terça

Presidente do Parlamento Europeu afirmou que um período confuso 'levaria a mais insegurança, colocando os empregos em perigo'

UE quer que Reino Unido inicie saída do bloco na terça
Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz (Fonte: Reprodução/Wikimedia)

Em entrevista ao jornal alemão Bild, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, pediu ao premier britânico, David Cameron, que o Reino Unido inicie o processo de saída da União Europeia já nesta terça-feira, 28, quando acontece uma reunião de cúpula do bloco europeu.

De acordo com Schulz, um período confuso “levaria a mais insegurança, colocando os empregos em perigo […] Esta atitude de dúvida, simplesmente para seguir o jogo tático dos conservadores britânicos, prejudica a todos. Por isto contamos com o governo britânico para cumprir suas promessas a partir de agora e a reunião de cúpula de terça-feira será um bom momento”.

David Cameron anunciou sua renúncia na última semana, após os britânicos votarem para sair da União Europeia. O premier afirmou que deixará o cargo em outubro, e que o processo de saída do bloco europeu deverá ser conduzido por outro líder.

Um resolução redigida pelas quatro bancadas mais importantes do Parlamento Europeu também convida David Cameron a iniciar o processo de saída do bloco europeu nesta terça. A informação é do jornal alemão Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung.

Para concretizar a saída da UE, o Reino Unido precisa notificar o Conselho Europeu. A norma consta no artigo 50 do Tratado de Lisboa, que até hoje nunca foi usado. A partir de então, o país tem até dois anos para negociar a saída.

Neste final de semana, os ministros das Relações Exteriores de Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo pressionaram o governo britânico a iniciar o processo de saída da UE “o mais rápido possível”.

Fontes:
G1 - Parlamento Europeu quer início do processo de 'Brexit' na terça

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *