Em entrevista ao jornal alemão Bild, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, pediu ao premier britânico, David Cameron, que o Reino Unido inicie o processo de saída da União Europeia já nesta terça-feira, 28, quando acontece uma reunião de cúpula do bloco europeu.
De acordo com Schulz, um período confuso “levaria a mais insegurança, colocando os empregos em perigo […] Esta atitude de dúvida, simplesmente para seguir o jogo tático dos conservadores britânicos, prejudica a todos. Por isto contamos com o governo britânico para cumprir suas promessas a partir de agora e a reunião de cúpula de terça-feira será um bom momento”.
David Cameron anunciou sua renúncia na última semana, após os britânicos votarem para sair da União Europeia. O premier afirmou que deixará o cargo em outubro, e que o processo de saída do bloco europeu deverá ser conduzido por outro líder.
Um resolução redigida pelas quatro bancadas mais importantes do Parlamento Europeu também convida David Cameron a iniciar o processo de saída do bloco europeu nesta terça. A informação é do jornal alemão Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung.
Para concretizar a saída da UE, o Reino Unido precisa notificar o Conselho Europeu. A norma consta no artigo 50 do Tratado de Lisboa, que até hoje nunca foi usado. A partir de então, o país tem até dois anos para negociar a saída.
Neste final de semana, os ministros das Relações Exteriores de Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo pressionaram o governo britânico a iniciar o processo de saída da UE “o mais rápido possível”.
Fontes:
G1 - Parlamento Europeu quer início do processo de 'Brexit' na terça
257 visualizações
226 visualizações
159 visualizações
7 comentários
4 comentários
2 comentários