Início » Vida » Comportamento » Um em cada dez presos no corredor da morte dos EUA é veterano de guerra
ESTADOS UNIDOS

Um em cada dez presos no corredor da morte dos EUA é veterano de guerra

Com os resultados do relatório do Centro de Informação sobre a Pena de Morte, o Dia dos Veteranos nos EUA deve ser mais triste

Um em cada dez presos no corredor da morte dos EUA é veterano de guerra
o último relatório do Centro de Informação sobre a Pena de Morte revelou uma realidade sinistra do cotidiano americano (Foto: Pixabay)

Apesar do uso da pena de morte nos Estados Unidos ter diminuído substancialmente nos últimos 15 anos, o último relatório do Centro de Informação sobre a Pena de Morte (DPIC, na sigla em inglês) revelou uma realidade sinistra do cotidiano americano. Nesta quinta-feira, 12, é comemorado o Dia dos Veteranos, e Richard Dieter, que foi diretor do centro entre 1992 e 2015, concluiu que um em cada dez presos no corredor da morte são ex-militares que esperam para ser executados pelo mesmo governo ao qual serviram.

Se 300 veteranos de guerra estão hoje no corredor da morte, provavelmente muitos outros foram executados no passado. Estes são homens que sofrem com o transtorno do estresse pós-traumático (TEPT). Mais de 800 mil veteranos do Vietnã passaram por isso e mais de 300 mil soldados retornados das guerras do Iraque e Afeganistão têm TEPT.

Cerca de 175 mil combatentes na Operação Tempestade do Deserto foram vítimas da chamada doença da Guerra do Golfo, que está relaciona com o câncer de cérebro e diversos transtornos mentais. Para piorar, de acordo com vários estudos, apenas metade destes veteranos teria recebido tratamento no ano passado. Sem diagnóstico nem tratamento, eles acabam se automedicando com substâncias como álcool ou drogas ilícitas.

“No momento em que é cada vez menos frequente a condenação à pena máxima, é muito alarmante que tantos veteranos que sofreram graves danos mentais e emocionais enquanto serviam ao país estejam agora à espera da execução”, afirma Robert Dunham, diretor do DPIC.

 

Fontes:
El País-Um em cada dez presos no corredor da morte dos EUA é veterano de guerra

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *