Início » Internacional » Um mês de chuva cai em apenas 24 horas no Reino Unido
REINO UNIDO

Um mês de chuva cai em apenas 24 horas no Reino Unido

Pelo menos uma morte foi registrada em Derbyshire, uma das cidades mais atingidas pela intensa chuva. Dezenas de alertas foram emitidos

Um mês de chuva cai em apenas 24 horas no Reino Unido
Glossop, em Derbyshire, registrou 114 mm de chuva (Foto: Derbyshire Roads Policing Unit/Twitter)

Pelo menos uma pessoa morreu em decorrência de chuvas torrenciais que atingiram o Reino Unido entre a noite da última quinta-feira, 7, e a madrugada desta sexta-feira, 8. Ao todo, 117 alertas de inundação foram emitidos – na manhã desta sexta, o número caiu para 70.

Uma das cidades mais atingidas foi Derbyshire, que recebeu mais chuvas em 24 horas do que recebe ao longo de um único mês. Segundo o medidor da Agência do Meio Ambiente, Glossop, em Derbyshire, registrou 114mm de chuva em 24h. O mês de novembro normalmente conta com uma média de 90.7mm.

O corpo de uma mulher foi retirado da água em Derbyshire. Relatos apontavam que alguém estava sendo arrastado pelo rio, que transbordou devido à intensidade das chuvas. A identidade da mulher não foi revelada, mas a família da vítima já foi notificada.

Em Sheffield, dezenas de pessoas precisaram passar a noite em um shopping. Isso porque as inundações impediram que os clientes do local fossem embora. Várias pessoas se deitaram em bancos ou cadeiras para esperar o nível da água abaixar. Crianças, que retornavam da escola, também tiveram de andar com águas até o joelho para chegar em casa, pois o ônibus escolar precisou parar por causa do clima.

“A água estava nos meus joelhos. […] Eu precisava chegar em casa imediatamente porque a água estava absolutamente gelada. O rio havia se aberto completamente e toda a água inundada na estrada, era terrível”, contou Daniel Harrison, de 12 anos, em entrevista ao Guardian.

Em Doncaster, alguns moradores precisaram ser resgatados por barcos em suas próprias casas. Isso porque a água estava na altura da cintura em vários locais. Sacos de areia foram colocados em locais estratégicos na tentativa de interromper o fluxo de água que inundava Doncaster.

Nas redes sociais, diferentes imagens mostrando carros parcialmente cobertos pelas águas, resgates de pessoas em barcos, inundações cobrindo parte de casas se tornaram comuns. Contas oficiais de autoridades, como bombeiros e policiais, também compartilhavam imagens de resgates em barcos sendo feitos em diferentes cidades.

Pelas redes sociais, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, lamentou as inundações. “É horrível ver as terríveis inundações no norte da Inglaterra. Obrigado à equipe de emergência e voluntários que ajudam as famílias neste momento difícil”, escreveu o premier.

A situação, porém, deve se acalmar nesta sexta-feira. Segundo o escritório de Meteorologia, as chuvas devem diminuir. Uma frente fria deve chegar ao País de Gales no próximo sábado, 9, mas a previsão é que ela desapareça na noite do mesmo dia.

Fontes:
CNN-UK flooding as parts of England suffer a month's worth of rain in 24 hours
The Guardian-UK flooding: woman's body pulled from water in Derbyshire, police say – latest news
BBC-UK flooding: Dozens spend night in Sheffield Meadowhall shopping centre

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *