Imagine se a Apple tivesse, de fato, falido nos anos 90, como na época alguns previam. Talvez hoje em dia nós tivéssemos muito mais problemas com download de músicas, smartphones fossem raros, e tablets medissem cinco centímetros de grossura. Mas uma coisa em particular seria diferente com certeza: o setor de tecnologia da informação não teria hoje a sua líder principal.
Graças a um número recorde de vendas da última versão do iPhone, em 20 de outubro a Apple surpreendeu analistas ao revelar excelentes resultados trimestrais. E foi praticamente a única entre as grandes empresas de tecnologia a ter resultados assim. Nas últimas semanas, os lucros vem caindo para a Google, IBM, SAP e VMWare. Isso sinaliza o início de uma queda na indústria tecnológica?
O principal culpado, diz Sebastian DiGrande, do grupo de consultoria Boston Consulting Group, é o ritmo acelerado de amadurecimento da indústria, com um crescimento anual de apenas 3%. Embora alguns setores, como computação nas nuvems e dispositivos móveis, estejam em expansão, os setores maiores, que incluem hardware, software empresarial, e serviços de TI, vem crescendo devagar e, em alguns casos, até diminuindo. Além de serem dominados pelas grandes firmas, como HP e IBM.
Essa ‘bifurcação’, nas palavras de DiGrande, deve levar a uma grande reestruturação da indústria. A decisão recente da HP de se dividir foi só o início. Outras empresas também estão tentando se tornar mais especializadas. Outras vão se livrar dos negócios que se tornaram comoditizados; junto com seus resultados trimestrais, a IBM anunciou que vai pagar a fabricante de chips Globalfoundries para tirar de suas mãos seu negócio de produção de semicondutores. Outras, ainda, vão tentar comprar empresas nos setores que estão crescendo mais; no mês passado a SAP comprou a Concur, que fornece software online de gerência de viagens e finanças, por 8,3 bilhões de dólares.
Esses resultados desapontantes são mais um prenúncio de uma reestruturação completa da indústria de TI. Onde o setor estará no fim desse processo, ninguém sabe dizer.
210 visualizações
120 visualizações
2 comentários