Início » Cultura » Gastronomia » Uma minúscula cidade, sete grandes Michelin
Gastronomia alemã

Uma minúscula cidade, sete grandes Michelin

A pequena cidade de Baiersbronn, na Alemanha, está para se tornar a mais inesperada capital gastronômica do mundo

Uma minúscula cidade, sete grandes Michelin
Com apenas 16 mil habitantes, Baiersbronn tem mais restaurantes Michelin que a Polônia (Reprodução/NYT)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A cidade de Baiersbronn, Alemanha, possui uma pequena população de 16 mil habitantes distribuídos por uma vasta área de 189,7 km². O local não é uma das pitorescas cidades medievais do país, mas está prestes a se tornar a mais inesperada capital gastronômica do mundo.

O isolado município alemão tem o mesmo número que Londres de filiais do restaurante Michelin de três estrelas e duas a mais que Chicago. Além disso, existe um Michelin de uma estrela no Hotel Sackmann e um Bad Peterstal-Griesbach de duas estrelas no Hotel Dollenberg. Para se ter uma ideia, a Polônia tem um único restaurante Michelin com apenas uma estrela no país.

Durante anos, a gastronomia alemã consistia em fartas refeições caseiras, almôndegas, salsichas e porco assado marinado. A nova alta gastronomia alemã tem raízes na cozinha francesa, com uma pitada de timidez. A histórica inferioridade da cozinha alemã ofereceu liberdade de inovação aos chefs. Diferentemente dos franceses, os chefs alemães não têm medo de decepcionar clientes ou tentar novos ingredientes.

Na Alemanha, cursos de aperfeiçoamento com até três anos de duração são oferecidos e financiados pelo estado, para que aprendizes se tornem aptos ao negócio. Assim como no ramo de carros de luxo, o processo de aprendizagem é crucial para a gastronomia alemã.

Fontes:
The New York Times-One Tiny Town, Seven Big Michelin Stars

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *