Início » Internacional » Uma nova teoria sobre como os egípcios construíram as pirâmides
pirâmides egípcias

Uma nova teoria sobre como os egípcios construíram as pirâmides

Pesquisadores descobrem que a solução para o problema era mais simples do que se imaginava

Uma nova teoria sobre como os egípcios construíram as pirâmides
Trenó de madeira transportava os blocos de pedra, mas o problema do atrito da madeira com a areia permanecia um mistério (Reprodução/Getty)

As pirâmides do Egito são tão grandes que podem ser vistas do espaço. É impossível não imaginar como estruturas daquele tamanho foram construídas no meio do deserto em um período em que a tecnologia era arcaica.

Existem várias teorias para explicar o feito. Alguns acreditam que elas foram construídas de dentro para fora, outros dizem que foram feitas por alienígenas.

Até o momento, sabia-se que os egípcios usavam um trenó de madeira para transportar os grandes blocos de pedra, mas como resolviam o problema da madeira com a areia permanecia um mistério.

Porém, esta semana, pesquisadores da Universidade de Amsterdã, Holanda, revelaram que o processo foi bem mais simples do que se imaginava.

Segundo os pesquisadores, os egípcios molhavam a areia. “Os egípcios transportavam grandes blocos de pedra e estátuas pelo deserto em um veículo similar a um trenó. Para deslizar com facilidade, a areia em frente ao trenó era constantemente molhada”, diz o texto do estudo.

Os pesquisadores construíram uma versão de um trenó egípcio e mediram a quantidade de atrito antes e depois de molhar a areia. Eles descobriram que não era necessária muita água para anular o atrito.

“Com o trenó deslizando mais facilmente, a força necessária para mover os blocos de pedras foi reduzida pela metade”, disse Daniel Bonn, professor de física e líder do estudo. O estudo foi publicado no periódico Physical Review Letters.

Fontes:
The Washington Post-The surprisingly simple way Egyptians moved massive pyramid stones without modern technology

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

8 Opiniões

  1. Mauricio Fernandez disse:

    O interessante nestes casos é que qualquer um dotado de idiotia aguda e um título de pesquisador embaixo do braço pode dizer qualquer coisa e uma turba alienada – antes fosse alienígena, concorda.

  2. Roberto Santhiago disse:

    Será que estes tais cientistas não teriam coisa mais útil para estudar????

  3. Vitafer disse:

    Será?!

  4. Adalberto Nogueira disse:

    Acho importante sim saber como os povos do passado criaram e resolveram seus problemas; com a mesma estrutura mental – que funciona – e técnicas mais avançadas podemos resolver os nossos, que são muitos e aumentam a cada dia. Para isso serve a História.

  5. Joaquim Caldas disse:

    Qualquer Burro,Cavalo ou Camelo pode ajudar o homem nas remoções de material para construções.Mas no caso das pirâmides devemos nos localizar pela inteligência de que até hoje não se identifica: humanos ou alienígenas?
    Você sabe das importantes relações das Pirâmides e o sistema solar ou com o universo,espaço celestial? Tem muitas coisas que foram estudas e comprovadas seus relacionamentos universal: uma das principais coisas é a simetria entre as três pirâmides do Egito e as estrelas conhecidas por três marias,na constelação de Órion,Portanto,carregar pedras é fácil,dificil é a confirmação da inteligência de milhares de anos.

  6. MATEUS disse:

    DE ONDE ELES ARRUMAVAM A AGUA PARA MOLHAR A AREIA?

  7. Thomas Raymund Korontai disse:

    Dois milhões e meio de blocos, cada um pesando entre 2,5 e 15 toneladas… a pedreira mais próxima a 900 km…
    Esse pessoal… deixa pra lá…

  8. Dorival Silva disse:

    Mateus, a água devia vir do Rio Nilo, um dos maiores do mundo, que passa ali ao lado.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *