Início » Cultura » Uma parada na Espanha para conhecer Santiago de Compostela
Turismo

Uma parada na Espanha para conhecer Santiago de Compostela

A cidade fica no noroeste da Espanha e é para lá que vão os peregrinos cristãos que fazem o caminho de Santiago

Uma parada na Espanha para conhecer Santiago de Compostela
Ao chegar em Santiago de Compostela, na Espanha, estava um dia nublado e chuvoso (Reprodução/MundoeCaracóis)

Ao chegar em Santiago de Compostela, na Espanha, estava um dia nublado e chuvoso. Tive a impressão que a cidade é sempre assim, meio quieta e cinzenta.

Santiago fica no noroeste da Espanha, e como a maior parte das pessoas já sabe, é para lá que vão os peregrinos cristãos que fazem o caminho de Santiago. Logo ao chegar na cidade, já vimos vários deles andando em direção ao centro histórico, onde fica a praça da Catedral, para assim terminarem suas caminhadas.compostela

O que eu não sabia, e acredito que muitas pessoas também não sabem é sobre a origem da cidade, que se deu após a descoberta dos restos mortais do apóstolo de Jesus Cristo, Santiago Zebedeu (também conhecido como Iacobi), no ano de 812. A Catedral de Santiago abriga o túmulo desse apóstolo (Santiago, ou melhor, São Tiago!), que é o padroeiro e santo protetor da Espanha. O túmulo é aberto para visitação.

Mas antes de visitarmos, a fome bateu mais alto e fomos almoçar. Vários restaurantes ficam perto da Catedral, mas escolhemos o Alambique Asador, que era básico, mas ao mesmo tempo bom.

Foi bom também para dar um tempo na chuva, pois dizem que na cidade chove praticamente todos os dias do ano! Ainda bem que tínhamos levado um guarda-chuva.

Lá também é conhecida por haver muita prata. Prepare-se para encontrar diversas lojinhas que vendem joias em prata. O símbolo da cidade é uma concha, que também vi em prata.

catedralDepois do almoço, fomos conhecer a Catedral. É ali que os peregrinos terminam o seu caminho, justamente visitando o túmulo de Santiago. A Catedral foi construída no local onde estava o sepulcro de Santiago e de dois de seus discípulos.

O túmulo fica dentro da Capela-mor e, diz a tradição, que os peregrinos devem subir uma escadinha na parte posterior do altar, onde há uma imagem dourada do Santo, e o abraçar pelas costas.

E na parte de baixo da Capela é onde estão os supostos túmulos do apóstolo e de seus dois discípulos (Atanásio e Teodoro). No local as pessoas fazem suas orações.

E assim terminou nossa visita a Santiago, com um final de dia também nublado e chuvoso!

 

*Mariana Ribeiro escreve no blog Mundo e Caracóis, parceiro do Opinião e Notícia.

Fontes:
Mundo e Caracóis-Uma parada na Espanha para conhecer Santiago de Compostela

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *