Início » Internacional » União Europeia discute risco de fragmentação
1ª CÚPULA SEM REINO UNIDO

União Europeia discute risco de fragmentação

Será a primeira cúpula da UE sem a participação do Reino Unido

União Europeia discute risco de fragmentação
Cúpula ocorre em meio a um temor de ruptura generalizada (Fonte: Reprodução/Wikipedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Os líderes dos 27 países-membros da União Europeia (UE) se reúnem nesta sexta-feira, 16, em Bratislava, na Eslováquia, para buscar respostas para garantir a sobrevivência do projeto europeu.

Será a primeira cúpula da UE sem a participação do Reino Unido, que votou pela saída do bloco em um plebiscito. O encontro ocorre em meio a um temor de ruptura generalizada, que tem sido impulsionada pela ascensão dos partidos nacionalistas e também pela saída do Reino Unido.

Os países-membros vão discutir o reforço das fronteiras externas do bloco e ainda novas promessas de estímulos a investimentos. Os europeus estão cada vez mais desiludidos com a incapacidade do bloco de superar a crise que se iniciou em 2008, de controlar o fluxo migratório e de evitar ataques terroristas.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou recentemente que “as pessoas estão preocupadas com o que percebem como falta de controle e medos relacionados a imigração, terrorismo e globalização”. O objetivo agora é “retomar o controle político do futuro comum”, ressalta.

Ainda de acordo com Tusk, “toda a Europa espera que a UE, depois (da cúpula) de Bratislava, seja outra vez uma garantia de estabilidade, segurança e proteção no sentido mais amplo, incluindo tanto a proteção social como econômica”.

Fontes:
G1 - Em 1ª cúpula sem Reino Unido, UE discute imigração, nacionalismos e risco de fragmentação

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *