Início » Internacional » União Europeia vai discutir caso Battisti
Caso Cesare Battisti

União Europeia vai discutir caso Battisti

O Parlamento Europeu aprovou nesta segunda-feira, por 104 a 49 votos, a proposta de pôr em discussão o caso do ex-terrorista italiano Cesare Battisti, que recebeu asilo político no Brasil e cuja extradição é pedida pela Itália.

Na próxima quinta-feira o caso será discutido em Estrasburgo, na França, pelos deputados europeus. A decisão é uma resposta positiva do Parlamento ao pedido do ministro italiano das Relações Públicas, Franco Frattini. Ele buscou o apoio político da União Europeia para conseguir a extradição de Battisti, condenado por quatro assassinatos em seu país.

No dia 13 do mês passado, o ministro brasileiro da Justiça, Tarso Genro, concedeu a Battisti status de refugiado político, o que promoveu uma crise diplomática entre Brasil e Itália. O Supremo Tribunal Federal (STF) ainda dará o parecer final, previsto para o início de março. O STF pode ratificar o refúgio político ou ordenar que o italiano seja extraditado.

Michele Valensise, embaixador da Itália no Brasil, que foi convocado pela chancelaria italiana para consultas, em meio à crise diplomática, voltou para Brasília na última segunda-feira. O embaixador tem agora a missão de acompanhar o julgamento do STF.

Fontes:
Estadão - A pedido da Itália, União Europeia aceita discutir caso Battisti
Estadão - Embaixador volta ao Brasil após consultas na Itália

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Luiz Vieira disse:

    É impressionante como o Governo está deixando a peteca cair ao defender marginais internacionais.
    Estamos por baixo na opinião internacional, com sérios arranhões que ficarão como herança.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *