Início » Internacional » Universidade de Medicina no Japão prejudicava ingresso de mulheres
FRAUDE

Universidade de Medicina no Japão prejudicava ingresso de mulheres

Universidade de Tóquio baixava as notas das mulheres nos exames de acesso à instituição. Manipulação de resultados durou mais de 10 anos

Universidade de Medicina no Japão prejudicava ingresso de mulheres
Universidade pediu desculpas (Fonte: Reprodução/picture-alliance/AP)

A Universidade de Medicina de Tóquio, no Japão, baixava as notas das mulheres nos exames de acesso à instituição para limitar o número de estudantes do sexo feminino.

O escândalo, revelado na semana passada pela imprensa japonesa, foi confirmado nesta terça-feira, 7, por um grupo de investigadores e admitido pela universidade, que pediu desculpas.

A manipulação dos resultados ocorreu durante mais de dez anos, pelo menos desde 2006, segundo advogados contratos pela própria instituição.

Neste ano, ainda segundo a investigação, a universidade diminuiu em 20% as notas na primeira fase de todos os candidatos. Posteriormente, todos os candidatos masculinos ganharam 20 pontos (exceto os que já tinham sido reprovados no exame pelo menos quatro vezes).

Os resultados dos exames começaram a ser alterados após um aumento no número de mulheres nas salas de aula. Ainda segundo os investigadores, a manipulação se baseava na ideia de que os homens são mais adequados para a profissão, pois muitas vezes as mulheres param de trabalhar após se casarem e terem filhos.

Não é possível dizer quantos candidatos foram prejudicados pela manipulação de resultados. A Universidade de Medicina de Tóquio afirmou que pretende readmitir todos os candidatos que teriam passado nos exames de admissão, mas não explicou, no entanto, como isso será feito.

Fontes:
DW - Universidade do Japão discrimina mulheres há mais de 10 anos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Rene Luiz Hirschmann disse:

    É vergonhoso um Pais que se diz do primeiro mundo utilizar esse tipo de artificio, um Pais que proclama a sua sua cultura levando sempre a honra age com muita desonra.

    Me decepcionei com os japoneses.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *