Início » Internacional » Vacina universal contra gripe pode estar perto
descoberta promissora

Vacina universal contra gripe pode estar perto

Estudos tiveram bons dados de testes em ratos, furões e macacos

Vacina universal contra gripe pode estar perto
Vacinas atuais devem ser tomadas todos os anos porque atacam partes mutantes do vírus da gripe (Fonte: Reprodução/Thinkstock)

Duas equipes norte-americanas, que trabalham separadamente, revelaram nesta segunda-feira, 24, que podem estar perto de desenvolver uma vacina universal de longa duração contra a gripe.

Leia também: Pesquisadores traçam a ‘àrvore genealógica’ do vírus da gripe

Os cientistas afirmaram que conseguiram atacar uma parte estável do vírus da gripe. As vacinas atuais devem ser tomadas todos os anos porque atacam partes mutantes do vírus.

Os dois estudos foram publicados na revista científica “Nature”. Novos estudos devem ser realizados para confirmar se a descoberta irá funcionar em seres humanos, o que ainda deve levar alguns anos.

Há anos pesquisadores vêm tentando desenvolver uma única vacina que proteja contra todos os tipos do vírus da gripe. Até hoje, no entanto, nenhuma vacina universal foi testada em humanos.

Os trabalhos recentes têm sido apontados como particularmente promissores. Em entrevista à BBC Brasil, John Oxford, especialista em gripe da Universidade de Londres, diz que os estudos “têm bons dados de testes em animais, não só em ratos, mas também em furões e em macacos. E conseguiram isso com o vírus da gripe aviária H5N1”.

Fontes:
BBC Brasil - Cientistas dizem estar próximos de ‘vacina universal’ contra gripe

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *