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RISCO DE DEFICIÊNCIA

Veganos precisam estar atentos para vitamina B12

A vitamina B12 é encontrada em carnes, peixes, ovos e laticínios, mas não em frutas, vegetais ou grãos

Veganos precisam estar atentos para vitamina B12
Cientistas alertam que o risco de veganos sofrerem de deficiência da vitamina não é um mito (Foto: Flickr/Lablascovegmenu)

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Especialistas alertam que as pessoas que seguem uma dieta vegana precisam ter vitamina B12 suficiente – porque, segundo eles, o risco de sofrerem de deficiência não é um mito.

O alerta é dado próximo ao mês de janeiro, quando um grande número de pessoas aderem à dieta vegana para o “veganeiro” – junção entre as palavras “vegano” e “janeiro”.

A dieta vegana geralmente é rica em fibras e pobre em colesterol, mas alguns nutrientes são mais difíceis de obter – incluindo a vitamina B12.

A vitamina B12 é encontrada em carnes, peixes, ovos e laticínios, mas não em frutas, vegetais ou grãos – portanto, aqueles que seguem uma dieta vegana – que não inclui nada de origem animal – são aconselhados a comer alimentos fortificados, como cereais, ou tomar suplementos. A deficiência de vitamina B12, que pode levar a danos nos nervos, tende a levar três ou quatro anos para causar sintomas – geralmente aparecendo primeiro como alfinetes e agulhas nas mãos ou nos pés.

É preciso cuidado em especial com dicas online ou em redes sociais que sugerem que veganos não precisam de doses extra de vitamina B12. Segundo cientistas, elas não são baseadas em evidências.

“De todos os micronutrientes, a B12 é a que mais nos preocupa. Estou preocupado que muitas pessoas pensem que a deficiência de B12 é um mito”, disse Tom Sanders, professor emérito de nutrição e dietética do King’s College London.

Sanders destacou o caso de uma mãe que amamentava com deficiência de vitamina B12. O filho desenvolveu neuropatia, levando a danos em longo prazo.

“É algo que pode ser facilmente evitado, e o que me preocupa é que muitas pessoas novas que estão se tornando veganas desconhecem a necessidade de combinar fontes de proteínas vegetais. E não estão cientes da necessidade de garantir níveis adequados de vitamina B12”, disse Sanders.

Há dados limitados sobre os efeitos na saúde de uma dieta vegana – com um estudo no Reino Unido e outro nos EUA cobrindo cerca de 10 mil pessoas. Até agora, as evidências sugerem que as pessoas que são veganas têm menos probabilidade de estar acima do peso e menos risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Mas eles parecem ter um risco maior de fratura óssea, e um estudo recente sugeriu um risco aumentado de derrame hemorrágico.

Heather Russell, nutricionista da Vegan Society, disse: “Seja você vegano ou não, o planejamento nutricional é essencial para todos. Tornar-se vegano é uma oportunidade de aprender mais sobre nutrição, incluindo como equilibrar grupos de alimentos e os papéis de alimentos fortificados e suplementação”.

Fontes:
BBC-Vegans 'need to be aware of B12 deficiency risk'

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