Início » Internacional » Venezuela confirma vitória de Nicolás Maduro
vitória chavista

Venezuela confirma vitória de Nicolás Maduro

Apesar das críticas da oposição e do pedido de recontagem de votos de Capriles, Maduro é proclamado oficialmente presidente pelo governo venezuelano

Venezuela confirma vitória de Nicolás Maduro
Jornal anuncia a apertada vitória do herdeiro de Chávez (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Apesar dos protestos da oposição e dos pedidos de recontagem de votos, o governo da Venezuela proclamou Nicolás Maduro presidente na tarde desta segunda-feira, 15.

Segundo dados oficiais do Conselho Eleitoral venezuelano, o candidato chavista derrotou o líder da oposição, Henrique Capriles, por uma diferença mínima de 235 mil votos. Pelo resultado divulgado, Maduro obteve 50,66% dos votos, contra 49,07% de Capriles.

Leia Mais: Maduro é eleito presidente da Venezuela

Capriles pediu a recontagem de votos e disse que não reconhece o resultado das eleições. O líder da oposição denunciou a existência de pelo menos 3.200 irregularidades durante o pleito eleitoral. Estudantes e observadores independentes também questionaram o resultado e apoiaram o pedido de recontagem.

Jorge Rodríguez, chefe da campanha chavista disse que o pedido de Capriles é inviável e pediu que a oposição aceite a derrota. Emissoras estatais convocaram a população a participar do envento, realizado às 14h (15h30m no Brasil), no centro de Caracas. “Hoje, segunda-feira, 15 de abril, vamos todos à Praça Caracas ao ato de proclamação de Nicolás Maduro como nosso presidente eleito, o povo mais uma vez ratifica seu compromisso democrático”, disse um anúncio da da rede de televisão oficial VTV.

Um Venezuela dividida

A apertada vitória revela uma Venezuela dividida. Entre os chavistas impera a preocupação de que as ideias de Chávez estejam perdendo força após a morte do líder.

Apesar de perder a disputa, a oposição não saiu derrotada. Capriles conquistou terreno ao sair vitorioso em oito dos 11 estados mais povoados do país. Ao reconquistar o apoio popular, Capriles fortaleceu a oposição, tornando-a capaz de enfrentar o governo de Maduro e fazer exigências.

Fontes:
O Globo-Conselho eleitoral vai proclamar vitória de Maduro nesta tarde apesar dos protestos
Estadão-Opositor pede recontagem de votos na Venezuela

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. MARFICA disse:

    Se Maduro está o novo presidente da Venezuela… logo deve cair. Lamentável a ignorância do povo.

  2. Joaquim Caldas disse:

    Isso são insinuações da sementeira do mal: Cuba! O interessante pra Fidel e controlar as economias dos estados membros da Foro São Paulo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *