Início » Internacional » Venezuela é suspensa do Mercosul por ‘ruptura da ordem democrática’
POR UNANIMIDADE

Venezuela é suspensa do Mercosul por ‘ruptura da ordem democrática’

Decisão foi tomada por unanimidade em reunião entre os representantes dos países fundadores do bloco

Venezuela é suspensa do Mercosul por ‘ruptura da ordem democrática’
Representantes do Mercosul se reuniram em São Paulo neste sábado (Fonte: Reprodução/G1)

Em decisão unânime, representantes do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai, países fundadores do Mercosul, anunciaram neste sábado, 5, após uma reunião em São Paulo, a suspensão da Venezuela do bloco por “ruptura da ordem democrática”.

A Venezuela já estava suspensa do exercício de membro do Mercosul desde dezembro do ano passado por ter descumprido obrigações acertadas em 2012. Com a nova sanção, a reintegração do país fica ainda mais difícil.

O documento da reunião ressalta que, mesmo se passar a cumprir todos as obrigações previstas no protocolo de sua adesão ao bloco, a Venezuela será incorporada novamente somente depois de “restaurada a ordem democrática”. A decisão se baseia na cláusula do Protocolo de Ushuaia, assinado em 1996 e que prevê o respeito à democracia.

O chanceler brasileiro, Aloysio Nunes, afirmou que, “desde que o governo venezuelano enveredou por um caminho que o levou a se afastar cada vez mais da democracia, nossos países, em diversas instâncias, manifestaram preocupação”. O chanceler ressaltou que o Brasil não vai suspender a exportação de alimentos para a Venezuela, uma vez que isso agravaria a crise humanitária no país.

Não foram anunciadas sanções comerciais. Cada país do bloco decidirá se adota retaliações de acordo com seus acordos bilaterais.

Em resposta à decisão dos países fundadores do Mercosul, Nicolás Maduro disse que “nunca vão tirar a Venezuela” do bloco. “Somos Mercosul de alma, coração e vida. Algumas oligarquias golpistas, como a do Brasil, ou miseráveis, como a que governa a Argentina, poderão tentar mil vezes, mas sempre estaremos aí”, ressaltou o presidente venezuelano.

Fontes:
G1 - Mercosul suspende direitos políticos da Venezuela por 'ruptura da ordem democrática'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. laercio disse:

    O Brasil também deveria ser suspenso do Mercosul pois sua política democrática para com o povo nada de democrático tem!
    O povo vive sob um forte regime aonde o governo impõe sua permanecia comprando absolvição judicial através de emendas durante o mandato.
    80% do povo não apoia o governo mais a constituição não tem instrumentos eficazes e desburocratização para servir o povo quando necessário.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *