Início » Internacional » Venezuela entra para o Conselho de Segurança da ONU
Vitória chavista

Venezuela entra para o Conselho de Segurança da ONU

País obteve 181 votos a favor, dos 193 membros da Assembleia Geral. EUA criticaram a escolha do país chavista

Venezuela entra para o Conselho de Segurança da ONU
Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, dedicou a vitória a Hugo Chávez (Reprodução/AP)

Apesar da oposição dos Estados Unidos, a Venezuela conquistou na última quinta-feira, 16, um lugar no Conselho de Segurança da ONU. O país obteve 181 votos a favor, dos 193 membros da Assembleia Geral. Para entrar eram necessários, no mínimo, 129 votos.

Apesar da vitória, a Venezuela não terá poder de decisão no conselho, algo restrito aos cinco membros com poder de veto: EUA, Rússia, China, Reino Unido e França.

Ao saber da notícia, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, dedicou a vitória a Hugo Chávez. “Somos uma pátria querida e admirada no mundo inteiro. Esta é uma vitória de Hugo Chávez. O comandante segue vencendo batalhas”, disse Maduro em um pronunciamento na televisão.

A embaixadora americana da ONU, Samantha Power, criticou a entrada da Venezuela para o Conselho de Segurança da organização. Segundo Samantha, o país chavista não cumpre as regras da ONU. “Infelizmente, a conduta da Venezuela na ONU foi contra o espírito da Carta da ONU e suas violações aos direitos humanos estão em conflito com a letra da Carta”, disse um comunicado da embaixadora.

Já a Turquia, uma complexa e vital aliada americana, não conseguiu o assento provisório que buscava no conselho. O país perdeu o lugar para a Espanha, cuja candidatura obteve o apoio de 132 países, contra 60 a favor da candidatura turca. A Nova Zelândia também foi eleita para o lugar provisório, que tem validade de dois anos.

Fontes:
The New York times-Venezuela Gets U.N. Seat; Turkey Is Denied
Veja-Venezuela entra para o Conselho de Segurança da ONU

4 Opiniões

  1. helo disse:

    O Brasil não consegue os votos nem dos países hermanos, nossos vizinhos. Precisamos de um presidente mais simpático. Lula era, Dilma não é. Quem conhece Dilma vota Aécio.

  2. Revoltado disse:

    HAHAHA… ATÉ A VENEZUELA CONSEGUE, JÁ O PT E SUA QUADRILHA… HILÁRIO!!! E DIGA-SE DE PASSAGEM, A ONU É OUTRA ILHA DA FANTASIA…. VENEZUELA, CORROMPIDA, DIRETOS HUMANOS NÃO EXISTEM, NO CONSELHO DE SEGURANÇA…. SÓ PODE SER PIADA

  3. Regina Caldas disse:

    A ONU tem descaradamente viés ideológico. Só não entendo porque os Estados Unidos ainda dão dinheiro para esta instituição que só protagoniza casos escabrosos.

  4. jayme endebo disse:

    A ONU é uma verdadeira comédia, falta colocar o Irã no conselho dos direitos humanos e termos o circo armado

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *