Início » Internacional » Venezuela fecha fronteira com a Colômbia em mais dez municípios
Caracas x Bogotá

Venezuela fecha fronteira com a Colômbia em mais dez municípios

Governo venezuelano aumentou para 13 o número de municípios onde a medida foi implementada, elevando a tensão entre os dois países

Venezuela fecha fronteira com a Colômbia em mais dez municípios
O presidente anunciou a decisão em seu programa de televisão 'em contato com Maduro' (Foto: Wikipedia)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ampliou o estado de exceção a mais dez municípios na fronteira com a Colômbia, aumentando para 13 o número de municípios onde a medida foi implementada. O bloqueio ocorrerá em sete municípios no estado de Zulia e três no estado de Apure.

O presidente anunciou a decisão em seu programa de televisão “Em contato com Maduro”. Ele ainda direcionou mensagens ao presidente colombiano, Juan Manuel Santos, acusado pelo venezuelano de não querer se encontrar para solucionar a tensão na fronteira. “Devem participar o presidente da Celac e da Unasul, mas sinto em meu coração que o presidente Santos não pretende participar”, disse Maduro.

A crise diplomática entre Caracas e Bogotá teve início em agosto, quando militares venezuelanos foram atacados a tiros por criminosos durante a investigação de um esquema de contrabando na fronteira entre o estado venezuelano de Táchira e o estado colombiano de Norte Santander.

Maduro usou o episódio como justificativa para emitir um decreto, em 21 de agosto, alertando que o tráfico de drogas, o contrabando e a violência desenfreada ao longo da fronteira tornavam necessárias a suspensão de direitos básicos, tais como reuniões públicas e manifestações nas regiões fronteiriças.

Em seguida, autoridades venezuelanas começaram a expulsar colombianos de suas casas, marcando algumas delas com a letra D, o que significa que seriam demolidas.

Não havia qualquer crise que exigisse essas medidas extraordinárias ao longo da fronteira, onde colombianos e venezuelanos têm coexistido amigavelmente ao longo dos anos. Apesar disso, Maduro já deportou mais de 1 mil colombianos que viviam na Venezuela

Fontes:
O Globo-Maduro estende estado de exceção a mais dez municípios na fronteira
The New York Times - Venezuela´s Manufactured Border Crisis

2 Opiniões

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Deve ser uma maldição dos índios a América Latina ser governada por tantos retardados. É o bolivarianismo caraíba em ação. O Maduro deve estar enlouquecido pela prática do Quibayo, do qual ele é adepto.

  2. ney disse:

    O Maduro esta certo, a qualquer hora os Estados Unidos invadem a Venezuela usando a fronteiria pela Colômbia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *