Início » Internacional » Venezuela: rumo a uma crise humanitária?
Estudo

Venezuela: rumo a uma crise humanitária?

Estudo alerta para o risco de uma crise humanitária na Venezuela devido ao colapso da saúde pública no país

Venezuela: rumo a uma crise humanitária?
Venezuelanos fazem fila do lado de fora de um supermercado em Caracas (Fonte: Reprodução/Reuters)

Um relatório do International Crisis Group (ICG), um dos centros de estudo mais respeitados do mundo, alerta para o risco de uma crise humanitária na Venezuela devido ao colapso da saúde pública no país.

De acordo com o estudo, o governo venezuelano ainda pode tomar medidas no sentido de evitar uma crise humanitária, que pode inclusive afetar países vizinhos, como a Colômbia, devido à migração de venezuelanos.

Embaixadas em Caracas temem que o governo do presidente Nicolás Maduro nunca reconheça a necessidade de ajuda externa por motivos ideológicos.

O estudo do ICG aponta a escassez de remédios no país como um dos temas mais urgentes. Na capital Caracas, 60% dos medicamentos estão em falta. Já no interior do país, o índice chega a 70%.

Há também dificuldades para abastecimento em insumos médicos e peças de reposição para equipamentos hospitalares. Médicos deixam o país devido à falta de condições de trabalho.

O ICG alerta também para a situação econômica da Venezuela. O país tem a inflação mais alta do mundo e deve sofrer uma queda de 7% do PIB neste ano.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Estudo vê risco de crise humanitária na Venezuela

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *