Início » Internacional » Viagem de Obama ao Quênia vira piada racista na China
Charge preconceituosa

Viagem de Obama ao Quênia vira piada racista na China

Charge mostra o presidente americano trajando roupas tribais e observando zebras, com a legenda ‘A volta para casa’

Viagem de Obama ao Quênia vira piada racista na China
Fato revela que a questão racial ainda é um grande problema na China (Foto: Twitter)

Uma charge do presidente americano Barack Obama publicada no tabloide estatal chinês Global Times está sendo acusada de racismo. A ilustração foi divulgada na última sexta-feira , 24, na página do Twitter do jornal, e faz referência à viagem de Obama ao Quênia.

Leia mais: Obama diz que governo etíope foi ‘eleito democraticamente’

Na charge, Obama aparece vestindo trajes tribais e observando zebras em uma área aberta, com a legenda “A volta para casa”. A suposição de que Obama estaria retornando para “casa”, uma África selvagem, foi considerada ofensiva ao presidente e aos quenianos.

O fato revela que a questão racial ainda é um grande problema na China. Diariamente, negros que estudam e trabalham no país são alvos de racismo e injúrias. Em 2008, a eleição de Obama como presidente dos EUA foi vista como um fato curioso na China. Até hoje, os chineses se referem ao presidente americano como “Black O”, (Negro O, em inglês) na internet.

O Global Times é conhecido na China por sua linha editorial mais provocativa e nacionalista que as demais publicações. Veja abaixo, a charge veiculada pelo jornal.

obama

A provocação, no entanto, acabou ofuscada por outras charges publicadas sobre a viagem do presidente americano ao país. As ilustrações abaixo, por exemplo, criticam o comércio que se tornou a viagem do presidente ao Quênia e a desigualdade no país.

obama1

 

obama2

Já essa charge, trata da geopolítica, com Obama tentando conquistar a África, que, por sua vez, flerta com a economia chinesa.

obama3

 

Fontes:
The Washington Post-A Chinese state newspaper ran this racist cartoon of Obama in Africa

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *