Início » Internacional » Vírus da Zika causa prejuízos de memória e problemas motores
PACIENTES ADULTOS

Vírus da Zika causa prejuízos de memória e problemas motores

Conclusão é de estudo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, publicado nesta quinta-feira, 5

Vírus da Zika causa prejuízos de memória e problemas motores
Pode ser necessário avaliar a memória de pacientes adultos infectados por alguns anos (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Um estudo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) publicado nesta quinta-feira, 5, no Nature Communications, em Londres, revelou que, além de se replicar no cérebro de adultos, o vírus da zika também pode causar prejuízos de memória e problemas motores em pacientes adultos.

A pesquisa começou a ser feita na época do surto de zika que atingiu o Brasil, entre 2015 e 2016. De acordo com a neurocientista Claudia Figueiredo, uma das coordenadoras da pesquisa, “[Na época] aumentou o número de casos e, junto com a microcefalia, que foi o que chamou mais a atenção, começaram a aparecer complicações em pacientes adultos”.

A doença é autolimitada e geralmente apresenta sintomas leves. Muitos pacientes, no entanto, apresentam um quadro mais grave.

“Então, surgiu a nossa pergunta: os pesquisadores têm mostrado que o vírus se replica em células progenitoras, que são aquelas do feto, do nervo central. Será que esse vírus não infecta também o neurônio maduro? Foi aí que começou a nossa abordagem”, explicou Claudia Figueiredo.

Os pesquisadores colocaram o vírus da zika em tecidos de pacientes adultos que se submeteram a cirurgias do cérebro e que não tinham a doença. Eles observaram que o vírus infectava as células, principalmente os neurônios do tecido e se replicava.

Ainda de acordo com Claudia, o vírus da zika também foi administrado dentro do cérebro de camundongos adultos. Os pesquisadores constataram que o vírus se replicava no cérebro do animal adulto e que preferia áreas relacionadas à memória e ao controle motor. “E era justamente isso que estava alterado nos pacientes quando eles tinham o vírus em quadros mais complicados. Não só o vírus se replicou, mas ele [camundongo] ficou com prejuízo de memória e prejuízo motor”, ressaltou a neurocientista.

Claudia ressaltou que isso também pode acontecer com pessoas adultas: “quando o vírus infecta, em algumas pessoas, não se sabe por quê, o vírus chega ao sistema nervoso central, em outras não, depende de vários fatores, e pode causar esse tipo de dano”.

Os pesquisadores descobriram que os sintomas permaneceram mesmo depois de a infecção ter sido controlada nos camundongos e que pode, portanto, ser necessário avaliar a memória de pacientes adultos infectados por alguns anos.

Ainda de acordo com os pesquisadores, as descobertas podem ajudar na elaboração de políticas públicas para tratamento de complicações neurológicas decorrentes da doença em adultos.

Os pesquisadores agora irão avaliar se os pacientes infectados estão mais suscetíveis a outras doenças neuropsiquiátricas.

Fontes:
EBC - Pesquisa: vírus Zika traz prejuízos motores e de memória a adultos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *