Início » Internacional » Vitória da esquerda na Grécia se repetirá na Espanha?
Cenário político

Vitória da esquerda na Grécia se repetirá na Espanha?

Espanha pode ser a próxima a 'se rebelar' contra as forças políticas vigentes

Vitória da esquerda na Grécia se repetirá na Espanha?
Partido Syriza defende políticas antiausteridade (Fonte: Reprodução/Getty Images)

Analistas preveem que a vitória do partido de esquerda radical na Grécia pode ter um impacto na política espanhola maior que em qualquer outro país europeu.

Em meio a uma grave crise econômica, com um alto índice de desemprego, a Espanha pode ser a próxima a “se rebelar” contra as forças políticas no poder, elegendo uma alternativa de extrema esquerda, o partido Podemos, que promete convulsionar o cenário político espanhol.

O partido, que surgiu há menos de um ano, lidera as principais pesquisas de intenção de voto nas eleições gerais do país, previstas para o final do ano. Uma vitória do Podemos significaria o fim do bipartidarismo vigente na Espanha desde o fim da ditadura, em 1978.

A aproximação entre o Syriza e o Podemos representa a base do movimento antiausteridade que ganha força na Europa.

Trata-se de um movimento mais ligado à insatisfação da população com os governos atuais e o clamor por uma mudança imediata do que propriamente ideologia. A frustração em massa na Espanha é justamente o pilar do crescimento vertiginoso do partido de extrema esquerda Podemos.

Neste ano, o cenário político espanhol poderá ser redefinido nas eleições municipais e nas comunidades autônomas e ainda nas eleições gerais.

O fato é que os espanhóis terão quase um ano para acompanhar o trabalho do partido Syriza na Grécia. Ao mesmo tempo em que o sucesso do projeto antiausteridade grego pode ajudar a extrema esquerda espanhola, um fracasso pode ter um efeito devastador.

Fontes:
BBC Brasil - Vitória da esquerda na Grécia desperta esperança e temor na Espanha

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    Essa turma de esquerdistas precisa urgentemente fazer um curso muito popular nos anos 60 do século passado: ECONOMIA DOMÉSTICA.
    Ninguém sobrevive gastando mais do que ganha.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *