Início » Vida » Comportamento » Vitória do ‘sim’ ao casamento gay é ‘derrota para a humanidade’ diz cardeal do Vaticano
referendo na Irlanda

Vitória do ‘sim’ ao casamento gay é ‘derrota para a humanidade’ diz cardeal do Vaticano

O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, criticou o resultado do referendo irlandês, em que 62% da população votou a favor do casamento gay

Vitória do ‘sim’ ao casamento gay é ‘derrota para a humanidade’ diz cardeal do Vaticano
Parolin é tido como o segundo mais importante da hierarquia da Igreja Católica (Foto: Wikipedia)

Depois da vitória do “sim” no referendo a favor do casamento gay na Irlanda, que ocorreu na semana passada, um alto funcionário do Vaticano criticou o resultado, dizendo que ele representava uma “derrota para a humanidade”.

“Eu fiquei profundamente triste com o resultado”, disse o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, em uma conferência em Roma, na última terça-feira, 26. “A Igreja deve tomar ciência dessa realidade, mas no sentido de reforçar seu compromisso com a evangelização. Eu acho que você não pode apenas falar sobre uma derrota para os princípios cristãos, mas uma derrota para a humanidade”.

As declarações do principal diplomata do Vaticano, que é visto como o segundo mais importante da hierarquia da Igreja Católica, perdendo apenas para o papa, representa a pior análise sobre o voto irlandês por um alto funcionário do Vaticano até agora.

A crítica pior que do que a reação do arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, que disse: “Está muito claro que este referendo é uma afirmação de visões de jovens”. Segundo Martin a igreja precisa atentar para a realidade dos fatos”.

Os comentários de Parolin devem reavivar o debate sobre o posicionamento da Igreja quanto os direitos dos gays. Pouco depois de assumir o papado, o Papa Francisco declarou: “Se uma pessoa é gay e está procurando Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?”.

A Irlanda se tornou o primeiro país a legalizar o casamento gay pelo voto popular, depois que um referendo revelou que 62% dos eleitores eram a favor de mudar a constituição para permitir que casais de mesmo sexo pudessem se casar.

Fontes:
The Guardian-Vatican says Ireland gay marriage vote is 'defeat for humanity'
Folha de S. Paulo-Para Vaticano, casamento gay na Irlanda é 'derrota para a humanidade'

2 Opiniões

  1. Niza Nogueira disse:

    Quem tem implicância com os gays deve deixá-los casarem. Como o acasalamento deles é estéril, eles se extinguirão antes do final do século.

  2. Vitafer disse:

    As palavras de Francisco estão corretas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *