Início » Internacional » Volvo investe em segurança de carros autônomos
SETOR AUTOMOTIVO

Volvo investe em segurança de carros autônomos

A Volvo está desenvolvendo novas tecnologias para dar mais segurança aos seus carros autônomos

Volvo investe em segurança de carros autônomos
Volvo quer aumentar a segurança no trânsito (Foto: Volvo Car Brasil/Facebook)

Em comentários recentes, Hakan Samuelsson, CEO da Volvo Cars, disse que o lançamento prematuro de carros autônomos ameaça o sucesso de uma das tecnologias mais seguras da história da indústria automobilística.

Segundo Samuelsson, seria uma irresponsabilidade lançar veículos autônomos no mercado sem a garantia de uma rigorosa segurança, porque isso abalaria a confiança do público em geral e das agências reguladoras nos fabricantes de automóveis.

Seus comentários foram feitos no contexto de uma campanha de conscientização quanto aos perigos da embriaguez ao volante, do uso de smartphones e do excesso de velocidade. A Volvo espera que essa campanha tenha o mesmo impacto da criação dos cintos de segurança há 60 anos.

“Alguns fabricantes de automóveis lançaram sistemas de autonomia parcial, que controlam a direção e o freio dos carros. Mas superestimar a eficiência desses sistemas pode causar acidentes devido ao excesso de confiança dos motoristas”, disse Samuelsson.

Embora Samuelsson não tenha mencionado nomes de fabricantes de automóveis em seus comentários, há sinais que eles se dirigiram à Tesla, que autointitulou seu software de condução autônoma de “piloto automático”, tão eficaz como os que comandam aviões e navios.

Porém, diversos veículos da Tesla envolveram-se em acidentes fatais, quando os motoristas tiraram as mãos do volante e confiaram no sistema de controle da direção e do freio.

Em 2018, muitos fabricantes de automóveis adiaram os testes de sistemas autônomos, depois de um acidente fatal com um Volvo dirigido por um motorista da empresa Uber. Testes posteriores, no entanto, mostraram que a empresa havia desativado várias medidas de segurança do carro.

Na primeira quinzena de março, a Volvo, no âmbito da campanha de conscientização, divulgou uma série de medidas para reduzir os acidentes nas estradas, que matam mais de 1 milhão de pessoas por ano.

A partir de 2020, os carros Volvo terão uma câmera que monitorará os movimentos dos olhos dos motoristas, com o objetivo de verificar o grau de atenção deles na estrada.

Com o uso do GPS, os automóveis irão desacelerar automaticamente em locais próximos a escolas e hospitais, entre outras áreas movimentadas. O GPS também diminuirá a velocidade dos carros em pistas geladas, ou em dias de nevoeiro e nevascas.

“São avanços tecnológicos que darão ainda mais segurança aos carros autônomos nas estradas e em áreas urbanas”, observou Samuelsson.

Leia mais: Volvo investe na produção de carros autônomos

Fontes:
Financial Times-Volvo chief warns against ‘irresponsible’ self-driving roll-out

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *