Início » Internacional » Voo de asa delta de Putin gera avalanche de sátiras
Humor russo

Voo de asa delta de Putin gera avalanche de sátiras

Presidente vira chacota na rede após voar de asa delta como parte de um projeto para proteger aves de extinção

Voo de asa delta de Putin gera avalanche de sátiras
Enxurada de montagens feitas com Putin ganharam a rede (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Há anos o presidente russo Vladimir Putin vem se esforçando para manter uma imagem viril, se aproximando de tigres, dirigindo tanques e jet-skis e cavando em buca de tesouros escondidos. Mas, a recente foto de Putin vestido de branco, voando em uma asa delta motorizada, na companhia de um casal de gruas siberianas (aves de grande porte que estão ameaçadas de extinção), provocou uma avalanche de críticas políticas e alimentou a criatividade de ativistas mestres na arte do Photoshop.

Leia também: Vladimir Putin aperta o cerco contra a oposição
Leia também: O que Madonna não entende sobre o caso Pussy Riot

Em algumas montagens, o presidente russo aparece surfando em uma baleia e voando em cima de uma águia. A recente memória da parceria entre igreja e Estado no caso da banda punk Pussy Riot, inspirou a imagem de Putin ao lado do patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, ambos usando roupas brancas de paraquedista.

A russa tem uma vasta tradição em sátiras políticas. O século XIX é rico em poemas e livros que satirizavam o regime opressor czarista. Sob o comando de Stalin, as sátiras diminuíram, mas retornaram assim  que o regime do ditador abrandou.  Após o colapso do sistema comunista, as sátiras deixaram a clandestinidade e ganharam a grande mídia. Quando Putin chegou ao poder na década passada, a televisão nacional foi posta sob um rígido controle estatal. Putin estava determinado a impedir que qualquer crítica satírica chegasse à população. Não demorou muito para que as sátiras políticas sobre Putin e oficiais do Kremlin fossem relegadas a órgãos não governamentais.

Ainda assim, a liberdade de expressão russa atual ainda é maior do que na época da União Soviética. Hoje, com a ajuda internet e das mídias sociais, qualquer piada, foto engraçada ou montagem pode ser instantaneamente postada na internet e distribuída por toda a Rússia. A televisão estatal e a aprovação dos censores já não são mais necessárias. Todas as aparições gloriosas de Putin, especialmente as que exaltam seu lado machão, são satirizadas.

Pode ser exagero afirmar que o riso da população russa é uma arma capaz de minar o poder de Putin e que as chacotas feitas com a imagem do presidente na internet poriam fim ao seu regime. Mas pensar sobre um assunto é sempre válido e, embora dificilmente levem a uma revolta política, piadas sarcásticas ajudam liberais russos a suportar a humilhação e a impotência diante de governantes onipotentes.

Fontes:
The New Yorker-Angry Putin, With Birds

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *