Início » Internacional » Voos russos sobre Irã e Iraque geram tensão nos EUA
Política internacional

Voos russos sobre Irã e Iraque geram tensão nos EUA

O Kremlin tem apoiado o presidente Bashar al-Assad em uma guerra civil de quatro anos e meio

Voos russos sobre Irã e Iraque geram tensão nos EUA
A Rússia rapidamente começou a canalizar seus voos sobre o Iraque e o Irã (Foto: Wikimedia)

A Rússia está usando um corredor aéreo sobre os territórios do Iraque e do Irã para transportar equipes e equipamentos militares para um novo ponto de conexão na Síria, desafiando abertamente os esforços americanos para bloquear os embarques. Isto está aumentando significativamente as tensões com Washington. O Kremlin tem apoiado o presidente Bashar al-Assad em uma guerra civil de quatro anos e meio.

No último domingo, 13, as autoridades americanas divulgaram que pelo menos sete aviões de carga russos haviam decolado de uma base no sul da Rússia na semana passada para transportar equipamentos para a Síria, todos passando por espaço aéreo iraniano e iraquiano.

As autoridades americanas também disseram que o destino deles era um campo de aviação no sul de Lataquia, na Síria, que pode se tornar o novo ponto de apoio militar russo mais importante no Oriente Médio em décadas.

Inicialmente, o governo de Barack Obama achou que tivesse dificultado a tentativa russa de transportar equipes e equipamentos militares para a Síria, quando a Bulgária, membro da Otan, anunciou que iria fechar o seu espaço aéreo para os voos. No entanto, a Rússia rapidamente começou a canalizar seus voos sobre o Iraque e o Irã. No último domingo, 13, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey V. Lavrov, disse que iria continuar com o transporte apesar das objeções americanas.

Diplomatas americanos levantaram a questão com o governo iraquiano no dia 5 de setembro, na esperança de que os iraquianos seguissem o exemplo da Bulgária, que fechou seu espaço aéreo para os aviões de carga russos.

No último domingo, 13, um porta-voz do primeiro-ministro iraquiano se recusou a comentar sobre o assunto, afirmando que não tinha informações sobre os voos russos ou preocupações quanto os Estados Unidos.

Fontes:
The New York Times-Russian Flights Over Iraq and Iran Escalate Tension With U.S.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *