Início » Internacional » Votos árabes deixam Benjamin Netanyahu perto da derrota
Eleições Israelenses

Votos árabes deixam Benjamin Netanyahu perto da derrota

Um dia após Netanyahu afirmar que, se reeleito, não haverá um Estado Palestino, árabes-israelenses vão às urnas, deixando o atual primeiro-ministro perto da derrota para seu rival, Isaac Herzog

Votos árabes deixam Benjamin Netanyahu perto da derrota
Netanyahu fez um apelo aos eleitores, afirmando os votos árabes ameaçam o país (Reprodução/Reuters)

As eleições parlamentares antecipadas de Israel registraram nesta terça-feira, 17, o maior número de eleitores desde 1999. Até o início desta tarde, cerca de 5,9 milhões de israelenses compareceram às urnas.

O pleito está sendo um teste decisivo para o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Nas pesquisas mais recentes, o Likud, partido de Netanyahu, aparecia com 21 assentos garantidos no Parlamento, ligeiramente atrás de seu principal adversário, Isaac Herzog, líder da coalizão de centro-esquerda União Sionista, que aparecia com 25 assentos conquistados.

A comunidade árabe de Israel registrou um grande comparecimento às urnas, o que torna a disputa ainda mais difícil para Netanyahu. A presença em massa dos árabes ocorre um dia após Netanyahu declarar que, se for reeleito, não permitirá a criação de um Estado Palestino.

Pela manhã, Netanyahu fez um apelo aos eleitores, afirmando que o país está em perigo. “Os eleitores árabes estão indo em massa às urnas. Organizações de esquerda estão transportando-os. Nós só temos vocês. Venham votar e tragam a família”, disse Netanyahu.

Herzog ganhou popularidade por criticar o governo de Netanyahu. Segundo Herzog, o atual primeiro-ministro se preocupa mais com questões de segurança externa, como a ameaça nuclear do Irã, do que com questões internas, como a economia.

A votação acontece dois anos antes do previsto. Elas foram antecipadas em dezembro, por Netanyahu, que na época considerou ter condições de enfrentar seus adversários.

Fontes:
O Globo-Eleições parlamentares israelenses registram alta participação
Estadão-Israelenses vão A`s urnas para escolher novo parlamento

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *