Início » Vida » Ciência » Voz infantil pode ajudar desenvolvimento cerebral dos bebês
CIÊNCIA

Voz infantil pode ajudar desenvolvimento cerebral dos bebês

As ondas cerebrais das crianças precisam estar em sintonia com as das mães para que a assimilação de informação ocorra de maneira mais eficiente

Voz infantil pode ajudar desenvolvimento cerebral dos bebês
Bebês respondem melhor a interações quando eles são acompanhados de um contato visual (Foto: Pixabay)

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, estão fazendo uma pesquisa com bebês e suas mães para entenderem o desenvolvimento do cérebro das crianças. E eles estão percebendo que usar voz infantil para falar com bebê pode sim ser útil.

Leia mais: Aplicativos e aparelhos feitos especialmente para bebês

Os pesquisadores, então, estão escaneando os cérebros dos bebês e de suas mães enquanto ambos estão interagindo e fazendo novas atividades para ver quando as conexões importantes começam a ser formadas no cérebro, como quando um bebê passa a reconhecer a voz da mãe.

As ondas cerebrais das crianças precisam estar em sintonia com as das mães para que a assimilação de informação ocorra de maneira mais eficiente. Segundo Victoria Leong, que está liderando o estudo, a pesquisa tem mostrado que os bebês tendem a aprender melhor quando as mães se comunicam com eles usando uma voz bem calma e tranquila, que até imita um pouco o jeito dos próprios bebês. Ela costuma chamar essa língua de “motherese” (linguagem de mãe, em tradução livre). Além disso, rimas musicais infantis também são uma forma efetiva de sincronizar o cérebro das mães com o dos bebês.

“Pode soar estranho para nós, mas os bebês realmente amam ouvir o ‘motherese’, até mais do que o estilo adulto normal de falar. Prende a atenção deles melhor e também soa mais claro. Então já sabemos que, quanto mais o bebê ouvir ‘motherese’, melhor será o desenvolvimento de sua linguagem”, explicou.

Além disso, os bebês precisam se sentir seguros e amados para que as conexões no cérebro se formem propriamente, levando ao aprendizado efetivo. A equipe também descobriu que os bebês respondem melhor a interações quando eles são acompanhados de um contato visual, no olhar, mais prolongado.

 

Fontes:
Folha de S.Paulo-Usar voz de criança para falar com bebês ajuda desenvolvimento cerebral

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *