Início » Internacional » Vulcão Kilauea coloca Havaí em alerta vermelho
GRANDE ERUPÇÃO IMINENTE

Vulcão Kilauea coloca Havaí em alerta vermelho

Isso significa que 'uma grande erupção vulcânica é iminente, está acontecendo ou se presume', alertou o serviço geológico dos EUA

Vulcão Kilauea coloca Havaí em alerta vermelho
O vulcão Kilauea entrou em erupção no dia 3 de maio (Fonte: Reprodução/Reuters)

O serviço geológico dos EUA emitiu nesta quarta-feira, 16, um alerta vermelho para a erupção do vulcão Kilauea, no Havaí. Na prática, isso significa que “uma grande erupção vulcânica é iminente, está acontecendo ou se presume”.

Leia também: Vulcão Kilauea pode ter erupção de grandes proporções
Leia também: Erupção vulcânica causa transtornos no Havaí

Por causa do vulcão Kilauea, que entrou em erupção no dia 3 de maio, quase duas mil pessoas já foram obrigadas a deixar suas casas. Dezenas de casas ou prédios foram destruídos pela lava.

O serviço geológico informou que “a erupção das cinzas aumentou sua intensidade” desde a manhã desta terça-feira, 15. A nuvem de cinza alcançou entre 3 mil e 3.600 metros acima do nível do mar.

Ainda de acordo com o serviço, apesar de a atividade do Kilauea permanecer “muito variável”, “a qualquer momento pode voltar mais explosiva, aumentado a intensidade de produção de cinza e produzindo projéteis”.

Aqueles que moram próximos ao vulcão foram advertidos da possibilidade de terem que deixar suas casas com pouca margem de tempo ou imediatamente, sem aviso prévio.

Desde que o vulcão Kilauea entrou em erupção também já foram registrados dezenas de tremores, incluindo alguns com magnitude acima de 5.

Fontes:
G1 - EUA elevam nível de erupção de vulcão no Havaí para alerta vermelho

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *