Início » Internacional » Washington manda fechar consulado da Rússia na Califórnia
ESTADOS UNIDOS

Washington manda fechar consulado da Rússia na Califórnia

Governo americano decidiu mandar fechar o consulado da Rússia na cidade de São Francisco, além de dois anexos diplomáticos russos

Washington manda fechar consulado da Rússia na Califórnia
Fechamentos 'devem efetuar-se antes de 2 de setembro' (Fonte: Reprodução/AFP)

O Departamento de Estado dos EUA anunciou nesta quinta-feira, 31, que o governo americano decidiu mandar fechar o consulado da Rússia na cidade de São Francisco, na Califórnia, além de dois anexos diplomáticos russos: um em Nova Iorque e outro em Washington.

Leia também: Rússia anuncia pacote de retaliações aos EUA

A decisão do governo Trump é uma resposta à decisão do governo Putin de exigir a redução em 755 pessoas da equipe que trabalha na embaixada dos EUA em Moscou, no consulado americano em São Petersburgo e em outras representações diplomáticas da Casa Branca em território russo.

“Os EUA aplicaram completamente a decisão do governo da Federação Russa para reduzir o tamanho da sua missão na Rússia. Acreditamos que esta ação foi injustificada e prejudicial para a relação em geral entre os nossos países”, disse Heather Nauert, porta-voz do Departamento de Estado, em comunicado.

De acordo com Heather, o fechamento do consulado geral em São Francisco e dos dois anexos diplomáticos russos “devem efetuar-se antes de 2 de setembro”.

A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA ressaltou que “ainda que siga havendo uma disparidade no número de diplomatas e anexos consulares, escolhemos permitir ao governo russo manter alguns dos seus anexos, em um esforço para deter a espiral descendente da nossa relação”.

Fontes:
EBC - EUA ordenam fechamento do consulado da Rússia na Califórnia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *