Início » Internacional » Wikipédia: uma visão ocidental do mundo
Domínio de informação

Wikipédia: uma visão ocidental do mundo

Estudo mostra que apenas cinco países ricos do Ocidente concentram quase a metade das edições feitas no site

Wikipédia: uma visão ocidental do mundo
Para piorar, das poucas edições feitas em países pobres, a maioria é sobre Europa e América do Norte (Foto: Wikipedia)

Apenas cinco países concentram quase a metade das edições em artigos da Wikipédia sobre lugares do mundo. A descoberta foi feita por pesquisadores do Instituto de Internet da Universidade de Oxford.

Segundo o estudo, Reino Unido, Estados Unidos, França e Itália representam no site 45% das edições de geocodificações, processo que converte endereços em coordenadas geográficas que levam a um lugar específico do mundo.

A equipe, liderada pelo pesquisador Mark Graham, concluiu que “vozes locais raramente representam e definem seus próprios países”. Em contraponto, países ricos têm uma voz desproporcionalmente mais alta na enciclopédia virtual, logo, “dominam a produção de conhecimento sobre os países mais vulneráveis”.

Para piorar, das poucas edições feitas em países pobres, a maioria é sobre Europa e América do Norte, aprofundando ainda mais o domínio de conhecimento dos países ricos sobre o conteúdo na Wikipédia.

“Mesmo na Wikipédia, amplamente alardeada como uma das plataformas mais abertas e inclusivas da rede, percebemos que países pobres têm uma representação bem menor do que as economias ricas. A América do Norte e a Europa, que já têm um alto número de acessos, têm uma voz potente e definem a visão de mundo dos países menores, menos influentes, mais até do que os que neles moram”, disse Graham, ao jornal britânico Guardian.

O líder do estudo afirmou ainda que os resultados mostram, na prática, “como a desigualdade e o desequilíbrio existentes não apenas tornam lugares invisíveis, mas também sufocam suas vozes”.

Fontes:
The Guardian-Wikipedia's view of the world is written by the west

2 Opiniões

  1. Exotnaf disse:

    Esqueceram-se de dizer que estavam a falar da Wikipédia em inglês, isso não é válido para as enciclopédias em outras línguas que são maioritariamente editadas nos países das respectivas línguas. É isto a que eu chamo de má pesquisa de teor tendencioso.

  2. Chauke Stephan Filho disse:

    A wikipedia não presta. Boa mesmo é a Metapedia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *