Início » Internacional » Willa é rebaixado para depressão tropical
MÉXICO

Willa é rebaixado para depressão tropical

Porém, ainda estão previstas chuvas torrenciais e ventos de mais de 50 km/h em muitos estados do México nesta quarta-feira, 24

Willa é rebaixado para depressão tropical
Até o momento, não há registros de mortos ou feridos (Foto: Nasa)

O furacão Willa, que atinge o México desde a noite da última terça-feira, 23, perdeu força durante esta madrugada e foi rebaixado para uma depressão tropical. Mesmo assim, estão previstas chuvas torrenciais e ventos de mais de 50 km/h em muitos estados mexicanos nesta quarta-feira, 24.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), o Willa chegou ao México a partir da Isla del Bosque, no estado de Sinaloa. Segundo as autoridades, a região registrou quedas de energia elétrica e danos em telhados. Durante a última terça-feira, milhares de pessoas foram deslocadas por medida de segurança.

O Sistema Meteorológico Nacional  do México (SMN) informou que a depressão tropical ainda deve causar chuvas “intensas” em Durango, “muito fortes” em Zacateas e “fortes” em Sinaloa, Nayarit, Michoacán, Jalisco, Colima, Nuevo Leon, Coahuila, Tamaulipas e San Luis Potos. Chuvas com menor intensidade também devem ser registradas em outras regiões do país.

Ainda de acordo com o comunicado do SMN, são esperados ventos com mais de 50 km/h nos estados de Sinaloa, Nayarit, Durango, Zacateas e Coahuila. A SMN orienta que a população tenha “extrema cautela”, pois algumas regiões apresentam riscos de deslizamentos de terra, inundações de rios e danos em estradas. Por isso, as autoridades levaram cerca de 4.250 pessoas para 58 abrigos temporários.

Por enquanto, órgãos do governo não fizeram um levantamento oficial sobre os danos causados pelo Willa, por onde ele já passou. Pelas redes sociais, os relatos também não são graves. Moradores e turistas afirmam que algumas embarcações ficaram destruídas, inundações foram registradas e telhados foram danificados. Até o momento, não há relatos de mortos, feridos ou desabrigados.

Em entrevista ao programa Despierta com Loret, da Televisa, o governador de Sinaloa, Quirino Ordaz Coppel, confirmou que não houve mortes no estado. Ademais, admitiu que a passagem do Willa deixou prejuízos na cidade de Escuinapa, afirmou que “o pior já passou” e garantiu que os danos ainda serão contabilizados.

Para lidar com a, agora, depressão tropical Willa o governo mexicano se precaveu, conforme explicou o presidente Enrique Peña Nieto através das redes sociais. Isso porque, em setembro, fortes chuvas deixaram pelo menos 15 mortos em algumas zonas do Pacífico mexicano. Já na semana passada, mais 11 pessoas morreram em inundações em Oaxaca.

Leia mais: Avanço de furacão faz México deslocar milhares de pessoas
Leia mais: Furacão Willa atinge categoria 5 a caminho do México

Fontes:
The New York Times-The Latest: Willa Weakens to Tropical Depression
The Guardian-Hurricane Willa makes landfall in Mexico with 120mph winds
G1-Furacão Willa perde força e é rebaixado para depressão tropical no México

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *