Início » Internacional » Wisconsin aprova medidas que enfraquecem governo democrata
ESTADOS UNIDOS

Wisconsin aprova medidas que enfraquecem governo democrata

Republicanos formam a maioria dos representantes estaduais de Wisconsin e não tiveram dificuldades para aprovar o pacote de medidas

Wisconsin aprova medidas que enfraquecem governo democrata
Após oito anos no poder, os republicanos perderam dois dos principais cargos estaduais (Foto: Wikimedia)

Legisladores republicanos do estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, aprovaram nesta quarta-feira, 5, um conjunto de leis que limita o poder do governador democrata eleito, Tony Evers. O pacote de medidas só precisa da assinatura do atual governador, o republicano Scott Walker, para ser implementado.

Após oito anos no poder, os republicanos perderam dois dos principais cargos estaduais em Wisconsin – de governador e procurador-geral do estado. Por isso, usando como argumento o melhor equilíbrio de poderes legislativos e executivos, os legisladores do estado, que têm são de maioria republicana, limitaram o poder dos democratas eleitos.

O argumento dos republicanos foi rapidamente rebatido pelos democratas, que lembraram que, nos últimos oito anos, enquanto o partido esteve no poder, eles não falaram em desequilíbrio de poderes.

Entre as principais mudanças com as novas leis está a redução do tempo da votação antecipada; a exigência que o procurador-geral do estado precise da aprovação dos legisladores para resolver determinadas ações judiciais; os legisladores também ficarão responsáveis pela maioria das nomeações em um conselho de desenvolvimento econômico, poder esse que era do governador; entre outras coisas.

Os democratas pouco puderam fazer para impedir que o pacote de medida fosse aprovado pelos republicanos. Todos os legisladores do partido de Evers votaram contra as propostas, mas eles são minoria na Assembleia. Os republicanos contam com 64 dos 99 assentos da Assembleia estadual e 18 dos 33 do Senado estadual.

 

Leia mais: Republicanos tentam enfraquecer governos democratas

Fontes:
The New York Times-Wisconsin Republicans Approve Bills Stripping Power From Incoming Democratic Governor

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *