Início » Internacional » YouTube terá orquestra virtual
Música clássica

YouTube terá orquestra virtual

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A maior comunidade online de compartilhamento de vídeos do mundo criou a YouTube Symphony Orchestra, mistura de orquestra virtual e concurso público dedicado aos fãs e artistas da música clássica.

Desenvolvido em parceria com instituições como o Carnegie Hall, de Nova Iorque, e artistas como o compositor Tan Dun e o maestro Michael Tilson Thomas, o projeto abrirá em 28 de janeiro as inscrições para músicos interessados em fazer o upload de dois vídeos: em um deles, podem demonstrar livremente suas habilidades técnicas e de interpretação; no outro, precisam executar uma composição feita por Tan Dun especialmente para o projeto (basta fazer o download da partitura e interpretar qualquer parte dele, com o instrumento de sua escolha).

Os vídeos serão julgados por uma comissão formada por especialistas de orquestras como as filarmônicas de Berlim e Nova Iorque e a Sinfônica de São Francisco. Os vencedores serão levados aos EUA em abril do ano que vem para participar de um encontro de três dias dedicado à música clássica, ao fim do qual vão executar, sob regência de Tilson Thomas, a obra de Tan Dun.

Com a iniciativa o YouTube pretende mostrar como a internet e um universo tido como tradicional como a música clássica "podem se combinar de maneiras inventivas".

 

Fontes:
O Estado de S. Paulo - YouTube cria sua orquestra sinfônica virtual

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Francisco Marcio disse:

    Que idéia interessante essa orquestra virtual. Fico curioso sobre esse compositor Tan Dun, quem será ele?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *