Início » Internacional » Yuri Gagarin é o primeiro homem a viajar para o espaço
NESTA DATA

Yuri Gagarin é o primeiro homem a viajar para o espaço

Esta seria mais uma vitória soviética na corrida contra os americanos pela conquista do espaço

Yuri Gagarin é o primeiro homem a viajar para o espaço
Yuri Gagarin na Suécia em 1964 (Foto: Wikimedia)

Em 12 de abril de 1961, o russo Yuri Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço a bordo da nave Vostok-1. Sua missão era dar uma volta em torno da Terra a 315 km de altitude. Ele completou a tarefa em 1h48min. Sua frase “A Terra é azul!” ficou famosa.

Gagarin tinha origens populares, seu pai era carpinteiro e sua mãe, camponesa. Apaixonado por aviação, ele se inscreveu em uma escola militar de Orenburgo (Montes Urais) e assumiu pela primeira vez o comando de um avião em 1955. Serviu na frota de porta-aviões soviéticos, até ser selecionado como cosmonauta em 1960.

Sua baixa estatura de 1,6 m fez com que ele, então com 27 anos, ocupasse o disputado lugar na apertada cápsula que o levaria à órbita terrestre. Esta seria mais uma vitória soviética na corrida contra os americanos pela conquista do espaço. Em 1957, a URSS havia lançado o primeiro satélite artificial, o Sputinik, e, no mesmo ano, colocou em órbita o primeiro ser vivo: a cadela Laika. A Vostok-1 foi precedida por dois voos não tripulados conhecidos como Korabl-Sputnik-4 e Korabl-Sputnik-5, que usaram a nave Vostok para testes.

Ao retornar de sua missão, Gagarin foi recebido por Nikita Kruchov, o então primeiro-ministro da União Soviética, e homenageado por todo o país. Sua segunda viagem ao espaço estava programada para 1968, mas ele não pôde mais participar. O programa espacial soviético custou muitas vidas, e por isso as autoridades proibiram, em 1967, que ele voltasse ao espaço, com medo da perda de um ícone nacional.

Durante um voo de treinamento em 27 de março de 1968, Gagarin e um companheiro sofreram um acidente fatal. Por muito tempo os arquivos do acidente foram mantidos como “segredo de Estado”. Somente no aniversário de 50 anos do histórico voo de Yuri Gagarin, em 2011, o Kremlin liberou documentos sobre a misteriosa morte do cosmonauta. O acidente teria sido causado por uma manobra brusca, dizem investigadores russos.

Gagarin é um dos raros heróis russos cuja imagem não sofreu com a queda da União Soviética. Até hoje para os russos, ele é “a personalidade mais atraente do século XX”, segundo pesquisas.

 

Fontes:
DW-1961: Yuri Gagarin no espaço
Uol Educação-Yuri Gagarin
Último segundo-Gagarin: o primeiro homem a viajar ao espaço

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    Nem Terry Gillian, no seu horroroso filme BRAZIL de 1986, sequer imaginou o que pode ter sido a vida na União Soviética, verdadeiro inferno sobre o planeta Terra.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *