Início » Internacional » Loja Zara suspende a venda de blusas que lembram uniformes judeus
Moda antissemita

Loja Zara suspende a venda de blusas que lembram uniformes judeus

A famosa rede de acessórios femininos foi criticada por colocar à venda blusa parecida com as que os judeus eram obrigados a usar em campos de concentração

Loja Zara suspende a venda de blusas que lembram uniformes judeus
Polêmica vem à tona em pleno momento em que Israel está preocupado com a ascensão do antissemitismo na Europa (Reprodução/Haaretz)

A rede mundial de acessórios femininos Zara suspendeu nesta quarta-feira, 27, a venda de um modelo de blusa infantil criticado pela semelhança com uniformes usados por judeus em campos de concentração na Alemanha durante o nazismo.

Leia mais: O antissemitismo na Europa
Leia mais: Antissemitismo avança na América Latina

A blusa era listrada e decorada com uma estrela de seis pontas amarela. O jornal israelense Haaretz classificou o modelo como “uma reminiscência assombrosa de uma era mais sombria”.“A camiseta tem uma grande estrela de seis pontas no lado superior esquerdo, lugar exato em que os nazistas forçavam os judeus a usar a Estrela de Davi”, disse o jornal, que publicou uma foto comparando o modelo vendido pela Zara com o uniforme usado pelos judeus nos campos de concentração.

De propriedade do conglomerado têxtil espanhol Inditex, a Zara tem um grande número de filiais em vários países do mundo, incluindo o Brasil. Em nota, a loja pediu desculpas pelo ocorrido e disse que a semelhança não foi intencional. Segundo a rede, o modelo foi inspirado em astros de filmes de faroeste.

Contudo, não é a primeira vez que a Zara é acusada de vender peças antissemitas. Em 2007, a loja foi criticada e obrigada a tirar de circulação um modelo de bolsa que vinha com uma suástica bordada (veja foto abaixo).

A polêmica vem à tona em pleno momento em que o governo de Israel está preocupado com a ascensão do antissemitismo na Europa, gerado após o início dos conflitos em Gaza.

Fontes:
The Atlantic-Zara Is Sorry for Making a Shirt That Looked Like a Nazi Concentration Camp Uniform
Veja-Zara recolhe camiseta que lembra uniforme de campo de concentração
ABC-Otras prendas que Zara tuvo que retirar antes de la camiseta «nazi»

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *