Início » Economia » Zimbábue adota o yuan como moeda oficial
CHINA NA ÁFRICA

Zimbábue adota o yuan como moeda oficial

Acordo visa contornar a crise econômica gerada pelas sanções dos EUA ao país, além de avançar nos planos de Pequim para internacionalizar o yuan

Zimbábue adota o yuan como moeda oficial
Notícia é a mais recente reviravolta na economia zimbabuana (Foto: People's Daily Online)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O ministro das Finanças do Zimbábue anunciou planos para tornar o yuan a moeda oficial do país, como parte de um acordo que também prevê o perdão de Pequim a uma dívida de US$ 40 milhões.

A notícia é a mais recente reviravolta na economia zimbabuana. Há seis meses, o governo anunciou que estava finalmente extinguindo a moeda local, e que os cidadãos poderiam trocar cada 175 quadrilhões dólares zimbabuanos por US$ 5 dólares.

Na verdade, o próprio dólar zimbabuano já havia se tornado uma espécie de souvenir. Isso porque desde 2008 o país permite que o setor de negócios use como moeda o dólar americano e o rand sul-africano. A medida foi tomada por conta da severa crise econômica que atingiu o país naquele ano. Com isso, o uso do dólar zimbabuano em transações financeiras foi praticamente abandonado.

O novo acordo fará com que o yuan chinês entre na lista de moedas permitidas em transações no país. Ele também é uma forma de contornar os probemas econômicos gerados pelas sanções impostas ao Zimbábue pelos EUA, que considera ilegítimo o governo do presidente Robert Mugabe, que está há mais de 30 anos no poder.

O acordo também é crucial para os planos de Pequim de tornar o yuan uma moeda internacional. Até o momento, esse plano tem sido bem sucedido. No mês passado, o Fundo Monetário Internacional votou a favor de reconhecer o yuan como uma das mais fortes moedas do mundo.

Fontes:
The Washington Post-Zimbabwe’s curious plan to adopt China’s currency

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Dizem os estudiosos que a peste negra interrompeu o projeto chines de dominar o mundo. Eles estão se espalhando no mundo todo, vamos ver agora se vai . ..

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *