Início » Nesta Data » A nave da missão Apollo 17 pousa na Lua

A nave da missão Apollo 17 pousa na Lua

Apollo 17 foi a primeira missão a incluir um cientista em sua tripulação

A nave da missão Apollo 17 pousa na Lua
Como os astronautas da Apollo 10, 12, 13 e 14, a tripulação da Apollo 17 foi recuperada nas águas do oceano Pacífico (Reprodução/Internet)

No dia 11 de dezembro de 1972, a nave da missão da Apollo 17 pousava na Lua – a última viagem do ser humano ao satélite. Apolo 17 marca o fim do programa que levou 12 pessoas para a superfície da lua. O interesse público pela missão havia diminuído, o governo mudou o seu foco para a Guerra do Vietnã e muitos outros fatores levaram o programa ao fim, ainda que mais três voos tivessem sido planejados. Apesar de ter sido a última missão tripulada, a lua ainda tinha algumas surpresas para a humanidade a descobrir.

Apollo 17 foi a primeira missão a incluir um cientista em sua tripulação. O geólogo Harrison “Jack” Schmitt foi um dos primeiros seis cientistas-astronautas selecionados em 1965 . Um dia antes do retorno, o geoquímico da Nasa Robin Brett afirmou que o material de cor alaranjada encontrado pelos cosmonautas da Apollo 17 poderia ser a prova final de que ocorreram atividades vulcânicas na Lua, há milhares de anos.

A descoberta de areia cor de laranja durante a segunda excursão dos astronautas nas proximidades da cratera Chiquito, emocionou os cientistas que acompanharam os trabalhos de Eugene Cernan e Harrison Schimitt.

No centro de controle, em Houston, Texas Brett afirmou que aquele era “um dos mais importantes achados da série Apollo”. Isso porque, caso fosse comprovado que se tratava de uma emissão de gases vulcânicos, teríamos novos indícios de que a Lua possui um núcleo ígneo, determinando uma nova posição para explicar a evolução do satélite.

Como os astronautas da Apollo 10, 12, 13 e 14, a tripulação da Apollo 17 foi recuperada nas águas do oceano Pacífico, após a o regresso da nave à Terra, sem maiores dificuldades.

Fontes:
JBlog- A Apollo 17 retorna à Terra
Space.com-Apollo 17: The Last Men on the Moon

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *