Início » Nesta Data » É anunciada a primeira vacina contra a poliomelite
NESTA DATA

É anunciada a primeira vacina contra a poliomelite

Em 26 de março de 1953, o médico e pesquisador americano Jonas Salk anunciou a primeira vacina contra a doença

É anunciada a primeira vacina contra a poliomelite
A vacina fez Salk se tornar uma figura celebrada como um salvador (Foto: kpfa.org)

A poliomelite, também conhecida como pólio, é uma doença infecto-contagiosa gerada pelo poliovírus, que se desenvolve no intestino. A transmissão se dá por via oral, através do contato com fezes, água ou outros materiais contaminados e pode causar diferentes tipos de paralisia.

A falta de um tratamento contra a doença, somada a sua fácil transmissão, foi responsável por muitos surtos da doença na primeira metade do século passado, especialmente em países pobres onde as condições de higiene eram precárias.

Porém, isso mudou em 26 de março de 1953, quando o médico e pesquisador americano Jonas Salk anunciou a primeira vacina contra a poliomelite. O anúncio foi recebido com muito entusiasmo, pois no ano anterior os Estados Unidos sofreram com um surto da doença que deixou 58 mil infectados, dos quais 3 mil morreram. A esperança de finalmente erradicar a doença tornou Salk uma figura celebrada como um salvador.

Salks começou a busca por uma vacina contra a poliomelite em 1948, quando ganhou uma bolsa da Universidade de Pittsburgh para pesquisar doença. Ele criou um método que consistia em injetar o vírus da doença morto no organismo de uma pessoa saudável, fazendo o sistema imunológico criar defesas contra o poliovírus. O médico fez os primeiros testes da vacina em si mesmo e em seus familiares. Após constatar a eficácia, ele anunciou a descoberta em uma entrevista dada à rádio CBS.

Batizada de Vacina Salk, ela foi disponibilizada à população em 1955, fazendo despencar os casos de poliomelite nos Estados Unidos.

Fontes:
Fiocruz-1953 – É anunciada a descoberta da vacina contra a poliomielite

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Jayme endebo disse:

    Depois foi a vez de Sabin criar a vacina oral de gotinhas. Cientistas fantasticos que engradecem a humanidade

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *