Início » Internacional » É aprovada a lei que obriga judeus a usar Estrela de Davi nas roupas
NESTA DATA

É aprovada a lei que obriga judeus a usar Estrela de Davi nas roupas

Aprovada em 29 de maio de 1942, a lei estabelecia que todos os judeus residentes na França ocupada deveriam usar o símbolo para identificação

É aprovada a lei que obriga judeus a usar Estrela de Davi nas roupas
Estrela de Davi amarela que os judeus eram obrigados a usar em seus casacos (Foto: USHMM)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

No dia 29 de maio de 1942, autoridades alemãs aprovaram a medida que obrigava todos os judeus que residiam na França ocupada a vestir uma Estrela de Davi amarela em sua roupa. A medida foi aprovada após um conselho das autoridades alemães com o ministro de Propaganda, Joseph Goebbels. Desta forma, os judeus seriam identificados rapidamente entre as outras pessoas. A medida, no entanto, só entrou em vigor no dia 7 de junho do mesmo ano.

Os nazistas acreditavam que os alemães eram “racialmente superiores” e que os judeus eram “inferiores” assim como os ciganos, os deficientes físicos e mentais, e eslavos (poloneses, russos e de outros países do leste europeu). Além disso, outros grupos também foram perseguidos na época por conta de seu comportamento político, ideológico ou comportamental, como os comunistas, os socialistas, as Testemunhas de Jeová e os homossexuais.

No início do regime nazista, o governo criou campos de concentração para deter seus oponentes políticos e ideológicos. Além de criarem guetos, campos de transição e campos de trabalho escravo para judeus, as autoridades alemãs também estabeleceram um grande número de campos que exploravam o trabalho forçado de não-judeus.

Meses antes do final da Segunda Guerra Mundial, os guardas da SS transferiram os prisioneiros dos campos em trens, ou em marchas forçadas conhecidas como “marchas da morte” para tentar evitar que os Aliados os libertassem.

Fontes:
USHMM-1942: KEY DATES
History-Judeus em Paris são obrigados a exibir estrela amarela no casaco

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. laercio disse:

    Uma digna amostra de que o nacionalismo é algo necessário para unir a nação naquilo que trata o bem comum e não a deixará refém de interesses externos.

  2. ADILSON C ROCHA disse:

    Como relatado nessa materia, entre os que tinham que uzar um uma identificaçao, estavam as Testemunhas de Jeová. Muitos foram mortas por causa de sua fé e nao por causa que elas eram perigosas. Elas nunca foram uma ameaça para o estado alemão e nem é para nenhuma naçao. É que muitos nao gostam de ouvir a verdade da Bíblia, assim como os farizeus nao gostavam de ouvir o que Jesus Cristo falava. Uma outra coisa, as Testemunhas de Jeová usavam um triangulo roxo, e nao uma estrela. Isso identificava as Testemunhas.

  3. Jorge Hidalgo disse:

    misericórdia…opiniões a parte, sempre há nazistas que devem responder por seus crimes…

  4. Natã Rios Farias Fagundes disse:

    Já estava previsto o shoah/שׁוֹאָה pela Torá…además,esta não fora a primeira vez que atentaram contra o nosso povo…
    !הקדוש ברוך הוא מצילנו
    *EXCELENTE ARTIGO DESTACOU/DESTACA EM UM PONTO MUI INTERESSANTE SOBRE O HOLOCAUSTO(A ASTÚCIA/BARBÁRIE E ABOMINÁVEL AÇÃO NAZISTA AO SANCIONAREM uma lei que obrigara/etiquetara judeus a usarem a Estrela de Davi.Uma ação/atitude totalmente implacável e que ainda nos deixa profundas marcas/cicatrizes,e isto após 70 anos; as imagens ainda são dolorosas).

  5. Roberto Henry Ebelt disse:

    A Europa matou 6.000.000 de pessoas de uma das mais avançadas e antigas culturas do mundo. Em troca importou milhões dos maiores inimigos dos judeus, os muçulmanos, que agora a destroem e que não são impedidos por causa da maldita correção política que ainda vai acabar destruindo a nossa cultura ocidental. Shalom Adonai!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *