Início » Nesta Data » É criada a Força Expedicionária Brasileira

É criada a Força Expedicionária Brasileira

Em 13 de novembro de 1943, Brasil funda a Força Expedicionária Brasileira (FEB) para tomar partido na Segunda Guerra Mundial

É criada a Força Expedicionária Brasileira
Soldados brasileiros no campo de Tarquinia (Reprodução/PortalFEB)

No dia 13 de novembro deste ano, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) completa 71 anos. Em 1943, a FEB foi fundada a partir do momento em que o Brasil resolveu tomar partido na Segunda Guerra Mundial.

Até 1942, o País mantinha uma postura neutra, uma política adotada por Vargas na intenção de obter vantagens oferecidas pelos dois lados do conflito. Porém, a pressão exercida pelos americanos para usar o litoral nordestino na Guerra, obrigou o país a escolher um lado, o dos aliados. Essa ajuda oferecida aos EUA enfureceu os países do eixo, que passaram a bombardear embarcações na costa brasileira.

Os ataques dos nazistas inflamaram a população, que foi às ruas pedir a participação do Brasil na guerra. Nesse contexto foi criada a Força Expedicionária Brasileira, em 13 de novembro de 1943. Os militares foram para a Europa onde realizaram treinamentos com as tropas britânicas.

Em 1944, foram feitas aas primeiras missões da FEB, que avançaram na Itália conquistando territórios de Massarosa, Camaiore e Monte Prano, tendo a seguir combatido nos Apeninos e sofrido com os rigores do inverno. No total foram enviados cinco escalões que somaram 25 mil combatentes.

A campanha da FEB na Itália se encerrou em 2 de maio de 1945, quando foi declarado o cessar fogo no país. 443 soldados morreram em combate, seus nomes estão eternizados no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro.

Fontes:
Portal FEB-FEB – Do Início ao Fim

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *