Início » Nesta Data » É criada a República da Grã-Colômbia
NESTA DATA

É criada a República da Grã-Colômbia

Criada em 17 de dezembro de 1819, por Simón Bolívar, república reunia os territórios da Colômbia, Venezuela, Panamá e parte do Equador

É criada a República da Grã-Colômbia
República foi o 1º passo de Bolívar para a unificação das ex-colônias espanholas (Foto: Wikipedia)

A República da Grã-Colômbia foi um país que existiu na América do Sul, entre 1819 e 1831. Sua história remonta ao antigo sonho de Simón Bolívar de unificar as colônias da América espanhola em uma única confederação.

O desejo de Bolívar foi expresso na Carta da Jamaica, escrita por ele em 1815. No documento, Bolívar justifica sua intenção afirmando que a região professa a mesma religião, a católica, tem o mesmo idioma, o espanhol, e compartilha a mesma experiência como colônia da Espanha.

O primeiro passo de Bolívar para essa unificação foi a criação da Grã-Colômbia, estabelecida em 17 de dezembro de 1819. A nova república, que tinha Bolívar como presidente, reunia os territórios onde hoje estão Colômbia, Venezuela, Panamá e parte do Equador. O nome da república foi dado em homenagem ao descobridor Cristóvão Colombo.

Era a partir da Grã-Colômbia que Bolívar pretendia seguir seu sonho de integração das ex-colônias criando uma única república continental. No entanto, tensões regionais acabaram gerando insurreições de oposição ao governo de Bolívar e acabaram gerando conflitos de secessão.

Em 1830, o Equador e a Venezuela declararam independência da Grã-Colômbia, e iniciaram conflitos que um ano depois acabaram fragmentando definitivamente a república.

Fontes:
UOL-Independência da Colômbia: Da desunião à República de Nova Granada

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *