Início » Nesta Data » É criada a União Europeia
NESTA DATA

É criada a União Europeia

Em 7 de fevereiro de 1992, foi assinado o Tratado de Maastricht, que criou a União Europeia

É criada a União Europeia
Tratado efetivou o mercado interno europeu (Foto: Wikipedia)

A década de 1990 foi um período de efervescência na economia da Europa. O fim da União Soviética e a queda do Muro de Berlim levaram ao fim a doutrina socialista no Leste europeu.

Tal fato permitiu a revisão dos tratados anteriormente firmados pelos países europeus e expôs o forte desejo de integração do continente. Foi nesse contexto que, em 7 de fevereiro de 1992, os 12 países-membros da Comunidade Europeia assinaram o Tratado de Maastricht. O acordo leva o mesmo nome da cidade europeia onde foi firmado, Maastricht.

O tratado entrou em vigor em 1 de novembro de 1993. Ele efetivou o mercado interno europeu, extinguindo barreiras à livre circulação de pessoas, serviços e mercadorias para alavancar a integração do continente. Ele também lançou as bases para a criação de uma moeda única, o euro.

A transição oficial para a moeda única foi efetivada em 1 de janeiro de 2002, e entrou para a história como a maior transição monetária já realizada. Ela foi adotada pelos 12 países que compunham o bloco na época, que juntos tinham uma população de 308 milhões. As 12 estrelas representadas na moeda simbolizam cada um desses países. Posteriormente, a moeda se expandiu a outros países. No entanto, nem todos os países do bloco adotaram seu uso.

Os que fizeram passaram a compor a chamada Zona do Euro. O sucesso da criação da União Europeia levou muitos outros países do continente a solicitar adesão ao bloco, que hoje conta com 28 países.

Fontes:
Banco Central Europeu-Transição inicial (2002)
Unimep-Os Direitos Fundamentais Na União Européia Após A Crise Econômica De 2008

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *