Início » Nesta Data » É criado o site de pesquisas Google
NESTA DATA

É criado o site de pesquisas Google

Em 4 de setembro de 1998, os estudantes Larry Page e Sergey Brin lançam o site de pesquisas Google

É criado o site de pesquisas Google
A ideia de Page e Brin era de criar um site de buscas para ajudar a organizar as páginas da internet (Foto: Pixabay)

Em 4 de setembro de 1998, o site de pesquisas Google é lançado na internet. O site foi o resultado de um projeto de pesquisa de dois estudantes de doutorado da Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos.

Inicialmente, o Google foi idealizado pelos estudantes Larry Page e Sergey Brin em 1995, ainda com o nome de BackRub. A ideia deles era de criar um site de buscas para ajudar a organizar as páginas da internet.

A partir daí, os dois estudantes passaram a trabalhar no projeto e em janeiro de 1996, o site BlackRub entrou no ar. O site operou em servidores da própria Universidade de Stanford, a partir dos computadores de Page e Brin.

Em 15 de setembro de 1997, os dois registraram o Google como um domínio na internet. No entanto, os gastos com equipamentos para manter o site funcionando se elevaram a um ponto que gerou dívidas que ultrapassavam a capacidade de Page e Brin.

Para salvar os estudantes, o cofundador da fabricante de computadores Sun, Andy Bechtolsheim, assinou um cheque de US$ 100 mil dólares destinado a uma empresa chamada Google Inc. Entrentanto, a empresa sequer existia, e como os dois estudantes precisavam do dinheiro para o site sobreviver, criaram a empresa com este nome, retirando o Google de Stanford.

Em setembro de 1998, o site é finalmente lançado com o nome de Google e passou a operar nos servidores do escritório da empresa. O nome Google é uma referência a palavra “googol”, um termo da matemática que representa o número 1 seguido de 100 dígitos zero. Atualmente, o Google disponibiliza diversas ferramentas do mercado digital, incluindo mapas, redes sociais, anúncios, entre outros serviços online.

Fontes:
Google-Nossa história a fundo
Techmundo-História do Google

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *