Início » Nesta Data » É implantada a primeira linha telefônica no Brasil
NESTA DATA

É implantada a primeira linha telefônica no Brasil

D. Pedro II traz para o país a invenção de Graham Bell após conhecê-la na Exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos, em 1876

É implantada a primeira linha telefônica no Brasil
O cientista Alexander Graham Bell apresentou sua invenção para D. Pedro II (Foto: Wikipedia)

A instalação da primeira linha telefônica do Brasil ocorreu em 29 de novembro de 1877, no Rio de Janeiro. A linha conectava o Palácio da Quinta da Boa Vista, residência do imperador brasileiro D. Pedro II, com as residências dos ministros de Estado. A empresa responsável pela realização do projeto da época foi a Western and Brazilian Telegraph Company.

A ideia de trazer a comunicação por telefone ao Brasil surgiu após a Exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos, na Filadélfia, em 1876. Lá, o cientista Alexander Graham Bell apresentou sua invenção para D. Pedro II, que ficou impressionado com o aparelho que reproduzia com clareza a voz do cientista escocês.

O aparecimento do telefone no país despertou o interesse da indústria, e no mesmo ano a casa comercial “Ao Rei dos Mágicos”, da firma Rodle & Chaves, conseguiu a primeira concessão para instalar linhas telefônicas na capital imperial do Rio de Janeiro. Com objetivo de entrar em contato rapidamente em caso de incêndio e para ser um chamariz para o público, a companhia instalou a sua linha telefônica entre o Corpo de Bombeiros e a própria casa comercial.

Em 1881, a “Telephone Company do Brasil” ganha a concessão para expandir as linhas telefônicas para o subúrbio do Rio de Janeiro e para a cidade de Niterói, se tornando a primeira empresa de telefonia com fins lucrativos no país. A partir de 1882, o governo imperial estabeleceu decretos que ampliaram a capacidade de telefonia para todo o território nacional.

Fontes:
Ministério das Comunicações-História da Telefonia
Universidad de Barcelona-A implantação do telefone: o caso da companhia telefônica Melhoramentos e Resistência, Pelotas, Brasil

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *