Início » Nesta Data » É inaugurada a Ponte Rio-Niterói
NESTA DATA

É inaugurada a Ponte Rio-Niterói

Em 4 de março de 1974, a Ponte Rio-Niterói foi inaugurada. Primeiro esboço do projeto data de 1875

É inaugurada a Ponte Rio-Niterói
Ponte tem um total de 13,29 km de extensão (Foto: Wikipedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O desejo de construir uma ponte ligando os municípios Rio de Janeiro e Niterói existe desde o reinado de D. Pedro II. O primeiro esboço do projeto que se tem notícia data de 1875.

Mas foi em 1968 que o projeto começou a sair do papel. Naquele ano, o governo Costa e Silva escolheu como responsável pelas obras o consórcio Construtora Ferraz Cavalcanti, Construtora Brasileira de Estradas, Empresa de Melhoramentos e Construções S.A., Servix Engenharia S.A.

As obras tiveram início em janeiro de 1969 e eram previstas para terminar em março de 1971. Mas por conta da magnitude do empreendimento, ocorreram problemas estruturais que adiaram a inauguração em três anos.

Durante as obras ocorreram vários acidentes que resultaram na morte de dezenas de operários e engenheiros que trabalhavam no local. As mortes, no entanto, não foram divulgadas por jornais e revistas da época, pois eram censuradas pelo regime militar.

A Ponte Rio-Niterói foi inaugurada no dia 4 de março de 1974, com um total de 13,29 km. Atualmente, a via é uma das mais importantes das duas cidades, com um fluxo de 151 mil veículos por dia.

Fontes:
Portal PUC Rio-Histórias concretadas: os 40 anos da Ponte Rio-Niterói

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

23 Opiniões

  1. NILTON DA SILVA CUNHA disse:

    UMA OBRA EXECUTADA DURANTE O REGIME MILITAR EM TEMPO E CUSTO VIÁVEIS SEM SUPERFATURAMENTO NEM ROUBOS. SUGIRO QUE O GOOGLE COMECE A MOSTRAR TODAS AS GRANDES OBRAS BRASILEIRAS. ESTRADAS, ESTRADAS DE FERRO, PONTES, USINAS HIDRELÉTRICAS, NUCLEARES. ALIAS, TODAS AS GRANDES OBRAS BRASILEIRAS FORAM CONSTRUIDAS NESSE PERÍODO QUE SE NÃO TIVESSE EXISTIDO, SERÍAMOS TÃO ATRASADOS QUE NEM MESO ENERGIA ELÉTRICA TERÍAMOS.

  2. ilze papazian disse:

    Ponte Presidente Costa e Silva, idealizada e construida no período do Governo Militar.

  3. Diogo disse:

    HAUHAUHAUHAU
    SEM SUPERFATURAMENTO E ROUBO??????
    Pelo amor de Deus! Teve engenheiro que enriqueceu na época só por desvios nessa obra.
    Esses acéfalos tem que entender que não é porque na época a comunicação era restrita que não havia corrupção… apenas isso. Não era divulgado, era tão cagado como hoje!

    E antes de me xingar de PTralha, sou de direita tá.

  4. Angela Aranha disse:

    Nem tanto ao céu e nem tanto ao mar. A corrupção existe nesse país e veio juntamente com D João e sua turma. Acho mesmo que até os cavalos tinham esquema.
    Enfim, não eram tão caras de pau como essas turmas que vemos hoje, de jatinho, iates, triplex, fazendas, etc, etc, etc.

  5. Vinicius F. Bezerra disse:

    Diogo
    Ok, cite o nome de um engenheiro que ficou rico?
    e não venha com discurso, quero o nome.
    A presunção de inocência e o ônus da prova

    Artigo publicado na revista Visão Jurídica de nº 81.

    A presunção de inocência é uma das mais importantes garantias do acusado, pois através dela este passa a ser sujeito de direitos dentro da própria relação processual, tendo em vista que, até que se prove o contrário, o réu é presumidamente inocente.

    Destarte, o processo penal existe não só para castigar o delinqüente, como também para evitar que sejam castigados os inocentes.

    retirado do site:
    http://andregonzalez2.jusbrasil.com.br/artigos/121940818/a-presuncao-de-inocencia-e-o-onus-da-prova

  6. Gabriel Cesario disse:

    Vejo muito Brasileiro indignado, mas não vejo nenhum fazer diferente

  7. Rsdemoraes disse:

    Interessante. A trans Amazônica, causou um imenso estrago ambiental e é comparável à uma trilha, sem contar os trechos completamente intransponíveis, a usina nuclear, algo inútil para nós, já foi chamada de vaga lume pelo seu péssimo desempenho e a ponte Rio Niterói ficou em pleno abandono até a década de 90.
    Afinal; qual foi a utilidade desse bando de Milíco? Tudo do que me lembro é da tortura, assassinatos e sensura.

  8. Claudio disse:

    Quanta ingenuidade atribuir o progresso do Brasil ao regime militar, quando se sabe que na verdade houve um atraso econômico, social e cultural em relação ao resto do mundo.
    A energia elétrica no Brasil nada tem a ver com os militares; e foi implantada ainda no período pré abolição da escravatura 1883 em Campos dos Goytacazes/RJ, antes disso, a Estação Central do Brasil, também no Rio em 1879 já havia sido iluminada. Logo após veio Juiz de Fora/MG, Diamantina/MG, Rio de Janeiro 1904, São Paulo 1905 etc. etc..

  9. José Marimbondo disse:

    Com certeza foi uma grande obra, porem não se engane em acreditar que durante o regime militar não havia corrupção talvez menor que hoje mas com certeza havia, não aprecia porque era tudo censurado.

    Se olharmos a História veremos que Regime Militar nunca deu certo em lugar nenhum do planeta.

  10. Antonio J. Areia Ramos disse:

    Concordo com você, Gabriel Cesario. A grande maioria dos indignados age de maneira semelhante em seu dia a dia, tolerando e praticando pequenos atos corruptos. Como dizia minha avó: “cesteiro que faz um cesto, tendo palha e tempo, faz um cento. Minha singela opinião…

  11. Luiz Monclair Guzzi disse:

    SE TEM POLÍTICOS QUE ROUBAM, RECEBEM PROPINAS, TEM EMPRESÁRIOS QUE PAGAM. RESUMINDO, NOSSO PAIS É PODRE. QUEM COM MAIS DE 40 ANOS, NÃO SE LEMBRA QUE NOS DOCUMENTOS DOS CARROS FICAVA UMA NOTA DE 50 (COM ESFINGE DA PRINCESA IZABEL) PARA SUBORNAR UM POLICIAL NO CASO DE UMA ABORDAGEM.
    A GRANDE DIFERENÇA, É QUE O PT ESTRAPOLOU DE VEZ, PERDEU A VERGONHA, POIS PASSARAM MAIS DE 16 ANOS TENTANDO CHEGAR AO PODER E QUANDO CHEGARAM SAQUEARAM O PAÍS, DE UMA FORMA AVASSALADORA E VERGONHOSA E NÓS ESTMOS VENDO TUDO, SEM AZER NADA.
    VAMOS AS RUAS BO PRÓXINO DIA 13 DE MARÇO, COM NOSSA SOFRIDA BANDEIRA SUJA DE LAMA, MAS AINDA É NOSSO STANDARTE. COM 2 A 3 MILHÕES DE BRASILEIROS NA RUA, BOTAMOS ESSES BANDIDOS PARA FORA.
    VOCÊ QUE É PETISTA POR OPÇÃO, PARE PARA PENSAR NA NOSSA SITUAÇÃO. TODOS ESTAMOS SOFRENDO. MATARAM NOSSOS SONHOS E NOSSAS ESPERANÇAS.

  12. Vanildo reis disse:

    Vivemos numa politica arcaica e pobre de açoes e deciçoes. Nossa politica corrupta e cultural, infelismente já vem desde os nossos descobridores. Concordo que temos que ir pras ruas de uma forma pacifica para que possamos adquirir força para mmudarmos essa pouca vergonha que toma conta do nosso Pais. Vamos dar um basta nesta situaçao. DEIXO DITO.

  13. Carlos Alberto Machado disse:

    No regime militar os políticos tinham nome, hoje eles têm ALCUNHA, ou APELIDO, PEZÃO, QUAQUÁ, GAROTINHO, MARIOLA, GORDO, XIMBICA, PAPAI NOEL, BEIJOQUEIRO, LULA, LUIZ DO GÁS, TIRIRICA e tantos outros. Tal qual bandidos, PÃO COM OVO, BEIRA MAR etc. Por que será? Se política fosse sério, tal fato não aconteceria. E ainda se política fosse uma coisa séria no Brasil, não estaríamos votando nas ZONAS.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    O único defeito da ditadura militar foi deixar esses canalhas que aí estão vivos.

  14. José Palheta da Silva. disse:

    Para que possamos ter um país digno no futuro é preciso que tenhamos a consciência de não corromper ninguém e sermos corrompidos, só assim é que podemos cobrar dos nossos políticos com moral e seriedade. Veja o que aconteceu comigo quando que por falta de atenção passei de moto na faixa de pedestre e estrei no posto para abastecer, o frentista vendo que o guarda apitou, falou para min ir para o acerto com guarda que ele iria me multar, diante do conselho do frentista fiquei simplesmente estagnado, com este conselho e esta situação de sempre tirar vantagens, jamais iremos melhorar a política em nosso País, pesse nisso.

  15. raimundo lira maciel disse:

    PONTE RIO NITEROI – OBRA QUE ORGULHA A ENGENHARIA NACIONAL
    RAIMUNDO LIRA MACIEL CEARENSE QUE MOROU NO RIO DE 1964 A 2013 E QUE ASSISTI TUDOS OS PROBLEMAS QUE HOUVE NA CONSTRUÇAO DA PONTE POIS NAO SOU DO RAMO DA CONSTRUÇAO MAIS FOI UMA OBRA QUE DIGNIFICA O BRASIL COM TODOS OS PROBLEMAS QUE HOJE VIVEMOS NAO DA PONTE E SIM DA POLITICA A PONTE E UM SIMBOLO DE GRANDEZA QUE PERTENCE AO BRASIL PARABENS PONTE , PARABENS COSTA E SILVA E PRESIDENTE QUE INAUGUROU
    liramaciel2010@gmail.com

  16. Denilson Moraes disse:

    Na minha humilde opinião, o entrave do Brasil não é o regime político, o defeito está no caráter do nosso povo, com raras excessões. Enfim, a nossa crise é de caráter.

  17. Khaylli Hebh Hassin de Souza (Ex atleta profissional e atual técnico de base no futebol no interior de Goias) disse:

    A ditadura militar só foi em cima de políticos e politizados, não chegou ao povão, Eu me lembro que na época era jogador da divisão de base do Flamengo e morador do subúrbio e nunca vi ditadura militar para o0 povão, muito pelo contrário saiamos as ruas e jamais houve perseguições, então não conheci ditadura e hoje infelizmente estamos vendo a ditadura da sacanagem tomar conta da cultura, com musicas esdruxulas, decadência da família e a pobreza de espirito e do corpo das mulheres, usadas em todos os sentidos para ser viés de atrações espúrias

  18. denio disse:

    Nosso pais só anda na escuridão por que não enxerga a luz que é Jesus temos que deixar de tanto alarme e falar com quem realmente pode resolver Jesus nosso pai amado.

  19. Norberto Silva disse:

    Corrupção é falta de caráter!
    Não acredito neste papo que existe desde tal época. Nós precisamos é nos unirmos e ir para as ruas pedir mudanças no código penal e na constituição para colocar na cadeia de forma exemplar todo cidadão (qualquer um) que cometa delitos contra o ser humano na forma que for. Quando existe um aumento de R$ 0,20 na passagem de ônibus em são Paulo, uma série de instituições se une contra este aumento. Já quanto existe provas concretas de roubos bilionários ninguém se mobiliza.

  20. Jonas oliverra disse:

    Os políticos escroques prolifera nesse país como o aedis aegypti

  21. Helder Augusto de Paula disse:

    É ENGRAÇADO, QUANDO EM 1979, JÁ TÉCNICO NÍVEL MÉDIO, ENTÃO UNIVERSITÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO, A CUT, , LULA E TODA CÚPULA DO PT; BRAMIA AOS BERROS AFOITOS POR JUSTIÇA SOCIAL, CONTRA A PRIVATIZAÇÃO, CONTRA NEPOTISMO, ABERTURA DE MERCADO EM NOME DO “MADE IN BRAZIL”. COMO APREGOA JESUS CRISTO: “NÃO JULGUEIS PARA NÃO SERDES “JULGADOS”, – OS MESMOS PELEGOS DO “PT”, CUT, E CIA., FAZEM TODO ESSE ESTRAGO, NA NOSSA ECONOMIA, E DIZEM QUE É CULPA DO MUNDO GLOBALIZADO. É CLARO, OBVIO QUE EXISTE UMA DESACELERAÇÃO MUNDIAL, MAS, NÃO JUSTIFICA O PAÍS ESTÁ COM O PIB 3,8 NEGATIVO, COM UM GRAU DE CORRUPÇÃO DE VERGONHA INTERNACIONAL, A PONTO DE SER REBAIXADOS A ZERO OU PIOR PELA AGÊNCIAS. COMO PODE UM CARA DO “CARISMA” DO LUIZ INÁCIO (LULA), E A SUA SUCESSORA “EXMA DILMA”, DAR ESSAS DESCULPAS VERGONHOSAS E, NÃO ADMITIREM QUE A “MAIOR” CRISE É “POLÍTICA E FALTA DE GESTÃO SEVERA”. E AINDA, NOSSOS PARLAMENTARES, APROVAREM UM ORÇAMENTO, COM UM DÉFICIT EXORBITANTE. TUDO ISSO, VEM EM CONFRONTO COM AS IDÉIAS DE “KARL MAX” EM A “TEORIA DO CAPITAL E TRABALHO”, “ADAM SMITH”, TEORIA FORD, PETER F. DRUKER, ETC. QUAL A UNIVERSIDADE, OU QUAL DOCENTE QUE APROVOU “DILMA”, OU AINDA, TUDO QUE APRENDEU, FOI ESQUECIDO!! TUDO QUE ERAM CONTRA -, QUEREM DE VOLTA COMO A “CPMF”, CORTE NO INVESTIMENTO DA EDUCAÇÃO, SAÚDE, VAI ENTENDER? QUE PAÍS É ESSE??? DITADO POPULAR DIZ QUE: TODO POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE, CONCORDO EM PARTE! ENTÃO GENTE: DIA 13/03 – VAMOS ÀS RUAS, PRAÇAS PROTESTAR -, NÓS SOMOS OS PATRÕES DESSES POLÍTICOS, PAGAMOS ALTOS IMPOSTOS, DIGA, CHEGA DE CORRUPÇÃO, TALVEZ NÃO POR VOCÊ – MAS, PELAS CRIANCINHAS, IDOSOS LARGADOS À MERCE, DROGADOS ABANDONADOS, SEM NENHUMA ASSISTÊNCIA SOCIAL, CIDADÃOS SENDO ASSASSINADOS POR R$ 10,00, ETC.
    VEM VAMOS EMBORA, É CHEGADA A HORA, BASTA DE CORRUPÇÃO, REAJA, SE VOCÊ NÃO COBRA SEUS DIREITOS, VOCÊ TAMBÉM É CONIVENTE, É CULPADO! REAJA!!!!

  22. Rogerio Faria disse:

    Odeio o Profeta (senador) Jucá, mas em mais de meio século de vida eu nunca ouvi uma análise tão real da Pindorama: “A SURUBA É PARA TODOS”.

  23. marcelo souza de carvalho borges disse:

    Eu acho que a Ponte Rio-Niterói foi um marco histórico. Realmente houve mortes de mergulhadores

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *